A.H.S. Neves Cortiças Lda.

Home / Entrevistas associados / A.H.S. Neves Cortiças Lda.

A.H.S. Neves Cortiças Lda.

“Fidelidade, sinceridade e dedicação é a alma da nossa empresa” – Ivo Rocha, sócio-gerente da A.H.S. Neves Cortiças Lda.

A origem da empresa A.H.S. Neves Cortiças, Lda remonta aos anos 70, altura em que José Alves da Rocha, mais conhecido pelo Rochinha, tinha 17 anos e um desejo de se estabelecer como empresário. Como era menor de idade, o seu cunhado António Henrique da Silva Neves tomou a liderança e criaram uma empresa em nome individual. Nesta altura, a empresa situava-se no Carrascal, em Santa Maria de Lamas, e contava apenas com os dois como trabalhadores. Em 2001, os dois fundadores evoluíram para oficializar a sociedade e criaram a A.H.S. Neves Cortiças, Lda. Nesta altura, a empresa contava já com cinco colaboradores e deslocou-se para a Zona Industrial do Casalinho, em Lourosa, onde se situa até aos dias de hoje. A produção de especialidades de rolhas de cortiça natural, único produto fabricado, era já de 13 milhões de rolhas ao ano. Onze anos depois, um dos fundadores, António Henrique da Silva Neves, decidiu deixar o negócio e passar a sua quota na empresa ao sobrinho Ivo Rocha – filho de Rochinha, que com apenas 25 anos passa a ser sócio-gerente, juntamente com o pai.

“Como ambos somos adeptos da modernização, implementámos novos métodos de organização e trabalho, baseados na inovação tecnológica que existe actualmente no sector e tornamos a unidade fabril ainda mais eficiente”, conta Ivo Rocha. O empresário regista, ainda, que associada a esta característica a A.H.S. Neves Cortiças, Lda. segue um lema: “fidelidade, sinceridade e dedicação é a alma da nossa empresa.”

Nos dias de hoje, a empresa conta com 15 colaboradores e uma produção de 40 milhões de rolhas anuais. “A nossa estrutura fabril tem todas as condições necessárias para a elaboração dos nossos processos fabris desde a entrada da cortiça em bruto até à saída da rolha para os nossos clientes”, explica Ivo Rocha. E continua: “devido à alta exigência da qualidade das rolhas por parte dos nossos clientes, estes 100% nacionais, é criada uma dificuldade redobrada na aquisição da matéria-prima. Contudo, com o apoio dos nossos fornecedores de largos anos, nacionais e espanhóis, temos conseguido superar estes aspectos e cumprir as exigências impostas.”

Foi também para continuar a responder às exigências que, desde 2001, a A.H.S Neves Cortiças Lda. aderiu ao Código Internacional das Práticas Rolheiras e respectivo sistema de certificação, o Systecode. Começou pelo Systecode Base, mas nos dias de hoje evoluiu para o Premium. “Novos métodos de trabalho, novas etapas fabris, maior organização e maior rastreabilidade dos produtos, com vista à melhoria da qualidade e segurança dos produtos” são as vantagens identificadas por Ivo Rocha. Em 2015, a empresa obtém, também, o estatuto de PME Líder criado pelo IAPMEI. “Foi com enorme satisfação e orgulho que recebemos este reconhecimento, pois demonstrou-nos que o caminho percorrido foi acertado e que é este caminho que queremos continuar a seguir no futuro”, refere o empresário.

Associado reconhece apoio da APCOR

O sócio-gerente da A.H.S Neves Cortiças Lda. reconhece o apoio que a APCOR tem facultado ao longo dos anos aos seus associados, destacando a informação que a associação disponibiliza em áreas como: jurídica, fiscal, ambiental, saúde, higiene e segurança no trabalho. O empresário salienta, ainda, a aposta da APCOR na comunicação da cortiça nos mercados internacionais. “Este trabalho, directa ou indirectamente, reflecte-se no dia-a-dia de todas as empresas do sector da cortiça”, refere. A nível conjuntural, Ivo Rocha regista “a difícil conjuntura económica que o país e o mundo enfrentam e que acarreta mais problemas para as empresas de todos os sectores.” Como forma de amenizar a situação, o empresário diz que “associada à inovação tecnológica é necessário olhar para este sector de uma forma sincera, fiel e dedicada, pois foi com esta atitude que conseguimos hoje ser uma empresa de referência na produção de especialidades de rolhas de cortiça natural.” E conclui: “gostaríamos de agradecer à J.C.Ribeiro (nomeadamente ao Sr. Luís Manuel, ao Dr. José Carlos e ao Sr. Carlos Ferreira – não desprezando todos os seus colaboradores e todos os nossos restantes clientes), cliente para o qual fornecemos há mais de duas décadas, que nos possibilitou e apoiou no nosso crescimento e nos demostrou que a fidelidade e a sinceridade superam as dificuldades.”

In, Notícias APCOR Janeiro, Fevereiro, Março 2016

Associado nr.199

Contato: A.H.S Neves Cortiças Lda.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar