Entrevista a Carlos Mendonça e Alzira Peixoto

Home / Entrevistas / Entrevista a Carlos Mendonça e Alzira Peixoto

Entrevista a Carlos Mendonça e Alzira Peixoto

Formas simples e materiais nobres

A Simple Forms Design nasce da dupla de designers do Porto, Carlos Mendonça e Alzira Peixoto, que depois de conceberem e trabalharem para outras empresas, decidem, em 2004, avançar com a marca própria. Recorrem a empresas e produtos nacionais para a sua produção, e a cortiça e as empresas do sector são um exemplo, mas o foco é a exportação.

“Design, inovação, funcionalidade e qualidade são vectores de orientação para o desenvolvimento de cada colecção e de cada novo produto”, referem os designers. A empresa tem conseguido aliar o passado e o futuro, o método artesanal e a mais avançada tecnologia, a tradição e o design inovador, dando origem a criações únicas capazes de marcar a diferença em cada ambiente em que se integrem.
Ainda sem o chapéu Simple Forms Design, em 2000, criam a colecção BATH e que depois, a partir de 2004, transita para a actual empresa. BATH é uma original e inovadora linha de objectos de design para a área de banho: acessórios em aço inox, saboneteiras e caixas em madeira e aço inox e escovas naturais.
Mas é a colecção CORK, surgida em 2004, que associa os designers à cortiça. Dentro da filosofia de incorporar materiais tradicionalmente produzidos em Portugal em produtos com design inovador e arrojado, asta colecção é composta por objectos em cortiça para a área do banho: lavatórios, saboneteiras, taças e tapetes. São dois os tipos de cortiça utilizada: um aglomerado de cortiça pura e uma mistura de cortiça com borracha ambos com um acabamento que lhes confere toda a protecção e resistência necessárias para uma normal utilização.
É nesta sequência, e no seguimento do seu objectivo de percorrer as diversas áreas da casa, que a Simple Forms Design apresenta uma nova colecção, a PORCELAIN, desta vez mais dirigida para a mesa. “Inspirou-nos especialmente a combinação de materiais tão opostos como a porcelana e a cortiça e o acto de estar à mesa, o prazer da degustação”, explica Alzira Peixoto. Por fim, a colecção HOME é uma linha de mobiliário, desenvolvida em vários modelos e tamanhos que combinam entre si, atingindo uma versatilidade que lhe permite ocupar as diversas áreas da casa.
“A cortiça é como uma imagem de marca para Portugal, mas somos o País onde mais se desvaloriza a cortiça. Cá, quando falam em cortiça pensam em rolhas, mas este é um material nobre”, explica Carlos Mendonça. “No mercado, não encontra mais nenhuma peça ou material como o nosso. Se gosta, gosta; se quer, compra; e se compra terá de ser o da Simple Forms Design, porque não há igual em lado nenhum”, acrescenta Alzira Peixoto. É devido à colecção “Cork” que Carlos e Alzira são hoje conhecidos como os “designers da cortiça” e foi também devido a esta colecção que conseguiram a distinção do prémio Red Dot Design Award, em 2008. “Um prémio Red Dot é, basicamente, um certificado de qualidade no mercado de design”, explica Alzira Peixoto. “Hoje, fala-se muito da cortiça em Portugal, mas, em 2004, já andávamos nós a apresentar peças e a perceber o fantástico que é trabalhar este material”, sublinha Carlos Mendonça.

E completam: “nós queremos que a cortiça seja distinguida pela sua componente estética e técnica, não queremos fazer mais do mesmo, queremos fazer diferente, porque só o diferente vai perdurar para além daquilo que é moda.”

A crise económica na Europa condiciona, naturalmente, a Simple Forms Design, que tinha neste continente o mercado por excelência. Mas a empresa não baixou os braços e procurou já novos voos. A aposta vai agora para os mercados emergentes, sobretudo na Ásia, como o Japão, e nos EUA, “pois o que nós produzimos é um produto de valor acrescentado e este tipo de mercado sabe reconhecer este produto.”

Alzira Peixoto
Alzira Peixoto
Carlos Mendonça
Carlos Mendonça
Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar

David Marescelsus