Escolher a Rolha Certa

Home / Escolher a Rolha Certa

As rolhas a usar devem ser escolhidas tendo em atenção a máquina de engarrafar, o tipo de garrafa e a dimensão do gargalo, assim como o tipo de vinho a engarrafar e o circuito previsto para o vinho no mercado (transporte e tempo de rotação).

  • Para a generalidade dos vinhos, e não deixando de atender ao perfil interno do gargalo, o diâmetro da rolha natural deve ser pelo menos 6 mm maior que o diâmetro menor do gargalo. Para estágios em garrafa muito prolongados, aconselha-se um diâmetro superior a 6mm, não devendo exceder os 8mm.
  • Caso se trate de rolhas técnicas ou aglomeradas, dada a sua maior densidade, na seleção de diâmetro deve optar-se por cerca de 1mm a menos.
  • A rolha poderá ser tanto mais longa e maior em diâmetro quanto maior o tempo de estágio em garrafa programado para o vinho. No entanto, em relação ao comprimento da rolha, deveremos respeitar sempre o necessário espaço entre o seu topo inferior e a superfície do vinho (cerca de, no mínimo, 15mm) de forma a guardar uma câmara de expansão que compense eventuais expansões do vinho por efeitos térmicos.
  • Para vinhos com algum gás (pressão interna acima do normal), devem-se escolher rolhas com um diâmetro superior ao recomendado para vinhos tranquilos. Em geral, e como exemplo, para vinhos com cerca de 1 bar de pressão interna, recomenda-se um diâmetro de 8mm maior que o menor diâmetro interno do gargalo.
Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar