ISOCOR Aglomerados de Cortiça, A.C.E.

Home / Entrevistas associados / ISOCOR Aglomerados de Cortiça, A.C.E.

ISOCOR Aglomerados de Cortiça, A.C.E.

“Colaboradores, recursos e clientes são a fórmula para enfrentar as dificuldades” – João Henriques, Diretor Geral da ISOCOR Aglomerados de Cortiça, A.C.E.

A ISOCOR Aglomerados de Cortiça, A.C.E. foi constituída em 1975, um resultado da associação da maioria dos fabricantes portugueses de Aglomerado de Cortiça Expandida (A.C.E.). Ao longo dos anos, a sua estrutura foi sofrendo alterações, com a entrada e saída de membros do A.C.E. até à sua composição actual, com a participação de duas sociedades, a SOFALCA e a SOPAC. Em temos de estrutura, o agrupamento conta com quatro colaboradores e encontra-se sedeado em Lisboa. Quanto aos mercados de exportação, João Henriques, Director Geral, refere que “são muito variados, mas actualmente estamos presentes na Europa, Médio Oriente e Ásia.” E continua: “O mercado principal é o Europeu, com maior predominância em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Itália, Polónia, República Checa, Eslováquia e Eslovénia. No médio Oriente temos os Emiratos Árabes Unidos e o Reino da Arábia Saudita. Relativamente à Ásia temos o Japão, Hong-Kong e Taiwan.”

O aglomerado de cortiça expandida (ICB) e o regranulado de cortiça expandida são os principais produtos comercializados, com o primeiro a representar 90 por cento do volume de vendas e, segundo o responsável da empresa, “com quantidades que se têm mantido estáveis nos últimos cinco anos.”
Quando questionado sobre projectos da empresa, João Henriques diz que “o agrupamento é em si próprio um projecto e que tem como função e prioridade a promoção e comercialização dos produtos produzidos pelas suas agrupadas.” E destaca as acções de marketing directo, como a participação em feiras e mostras nacionais e internacionais, como actividades chave. No sentido de garantir a qualidade dos produtos, o agrupamento avançou para a certificação dos produtos que comercializam, nomeadamente: a certificação CE EN13170, a certificação de qualidade do ar interior COV, com a classificação A+, e a Declaração Ambiental de Produto. O regranulado de cortiça expandida possui, ainda, uma ETA (avaliação técnica Europeia), nr. ETA-15/300, de 02.12.2016. Para o Director Geral da ISOCOR Aglomerados de Cortiça, A.C.E. “o processo de certificação origina a criação e manutenção de procedimentos que garantem a qualidade dos produtos e das suas características, resultando num factor de segurança acrescido para os clientes e num elemento diferenciador face a produtos produzidos por produtores internacionais, que não possuem essas certificações.”

Promoção mundial beneficia associados

“A APCOR é fundamental para a nossa atividade, principalmente no que concerne à disponibilização de informação nos mais variados temas: Fiscal, Jurídico, Ambiental, Higiene e Segurança no Trabalho, entre outros”, refere João Henriques. E acrescenta: “a divulgação mundial da cortiça enquanto produto, nas suas mais variadas aplicações, são mais-valias que se repercutem positivamente na nossa actividade.” No que toca à conjuntura do sector, o responsável da empresa recorda que “actualmente, depois de um período económico muito difícil, verifica-se uma melhoria generalizada.” No entanto, lamenta que as alterações climáticas tenham criado “grandes oscilações na oferta de matéria-prima que vieram como que “ensombrar” a melhoria económica.” Quanto ao futuro, João Henriques diz que este “apresenta-se com muitos e grandes desafios.” “O surgimento de novos produtos e aplicações é um sinal muito positivo” mas “a pressão colocada pela venda de matéria-prima em bruto ao exterior pode originar alguns problemas.” O Director Geral da ISOCOR Aglomerados de Cortiça, A.C.E afirma que “não existem fórmulas mágicas, mas a melhor forma de se ultrapassar qualquer período mais complicado é contar sempre com os colaboradores, optimizar recursos e procedimentos e nunca esconder as dificuldades dos clientes, para que eles entendam os eventuais constrangimentos.”

In, Notícias APCOR Outubro, Novembro, Dezembro 2017

Associado nr.279

Contato: ISOCOR Aglomerados de Cortiça A.C.E.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar