Lazer e Recreio

Home / Lazer e Recreio

Caça e Pesca

Nas margens dos rios e lagos do Alentejo, a pesca é um dos desportos preferidos. Um dos peixes encontrados com maior frequência nestes rios é o achigã.

As florestas são, também, um manancial de caça, como as perdizes ou o javali. Embora sazonal, a caça é comum, restrita a determinadas áreas e regulamentada por lei. A caça é considerada não só uma atividade de recreio, como também assegura a manutenção das espécies, fornece mais uma fonte de alimento e oportunidades de emprego.

Criação de gado

Alguns dos agricultores do montado criam porcos autóctones, ovelhas, cabras e gado, que pastam livremente nas grandes áreas de pastagem. A carne de porco é salgada e fumada e o produto final do presunto de porco fumado disponibiliza uma fonte de proteína durante todo o ano, sendo igualmente vendido internacionalmente. Muitos produtos de carne da Península Ibérica com certificação europeia provêm de gado originário destas paragens. Por outro lado, as cabras fornecem os famosos queijos frescos, e as ovelhas, queijo curado.

Ervas e plantas medicinais

As florestas contribuem direta e significativamente para a segurança alimentar das populações rurais. Há um grande leque de fontes de alimento nas florestas de sobro, incluindo sementes, bolotas, cogumelos e ervas. As bolotas são um suplemento alimentar para os porcos autóctones que, consequentemente, têm uma carne caracterizada pela sua qualidade superior devido à dieta de bolotas.

A esteva fornece lenha (utilizada nos fornos de pão tradicionais construídos em pedra fora de casa) e – a par da alfazema e da urze – alimenta abelhas criadas para dar pólen, mel e cera.

Outro fornecedor de comida e rendimento são os cogumelos selvagens associados aos sobreiros. Muitos deles são comestíveis e atingem elevados preços no mercado, constituindo um reforço económico essencial para muitas famílias.

O medronheiro, um outro exemplo, fornece bagas para aguardente e combustível, e é frequentemente colhido e vendido em pontos de comércio local. O valor económico da paisagem natural só por si é, portanto, muito elevado.

Ecoturismo

O ecoturismo é um conceito já explorado. O turismo traz, potencialmente, muitos benefícios às áreas rurais. É uma importante fonte de emprego para as comunidades locais e, também, pode servir como veículo de marketing para atrair potenciais residentes e firmas para uma região. Nas povoações locais, rodeadas por áreas de montado, várias cabanas, hotéis e parques de campismo têm apoiado as comunidades locais no que diz respeito a emprego, formação e preparação de projetos criadores de rendimento.

O ecoturismo em pequena escala tem servido para aumentar a consciência ambiental de quem visita a paisagem, promovendo desta forma a conservação da natureza através de um largo espectro de atividades de lazer no exterior, como a caça, pesca, campismo e observação de aves.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar