Manuel Domingos Apura & Filhos S.A.

Home / Entrevistas associados / Manuel Domingos Apura & Filhos S.A.

Manuel Domingos Apura & Filhos S.A.

“Queremos ser uma referência de excelência no setor” – António Apura, gerente da Manuel Domingos Apura & Filhos S.A.

 

A empresa Manuel Domingos Apura & Filhos S.A. é uma empresa familiar, fundada em 1979 pelo então patriarca da família, Manuel Domingos Apura, que, após vários anos a trabalhar no sector da cortiça, decidiu constituir a sua própria empresa com a sua esposa e filhos. A empresa dedica-se, desde a sua fundação, à preparação de cortiça, área na qual se especializou e que lhe permitiu tornar-se “numa referência da indústria corticeira nacional”, refere o gerente, António Apura. Em 2000, inauguram as novas instalações da empresa, em São Miguel do Rio Torto, Abrantes, local onde laboram até aos dias de hoje. Também neste ano conquistaram o “Prémio PME Excelência Indústria” e iniciaram o seu processo de certificação Systecode (sistema de certificação mediante o Código Internacional das Práticas Rolheiras). Em 2011, conseguem a Certificação Premium do Systecode, um processo que recompensa as empresas que cumprem requisitos ainda mais exigentes, quer a nível da higiene e segurança alimentar, quer do desenvolvimento sustentável e do impacto ambiental. “A Manuel Domingos Apura & Filhos S.A. apresentou-se na linha da frente de empresas sujeitas a esta certificação, a qual lhe tem sido atribuída ano após ano e renovada até a data actual. Esta certificação é bastante importante para toda a  fileira da cortiça dado que comprova todos os requisitos que uma empresa deve ter neste sector”, afirma o empresário.

Contando actualmente com 12 colaboradores, a empresa definiu como missão “ a procura contínua da satisfação plena das necessidades dos seus clientes, através de uma melhoria constante do seu processo produtivo, destacando-se pelas suas óptimas instalações tanto ao nível de armazém da matéria-prima e produto acabado, como ao nível do próprio processo de fabrico”. A empresa “tem uma forte aposta na mão-de-obra qualificada e na rigorosa selecção dos seus fornecedores, tendo definindo estes como dois pilares fundamentais no processo de melhoria permanente a que se propõe”, afirma António Apura. Ao nível dos valores, a Manuel Domingos Apura & Filhos S.A. definiu: “relacionamento afectivo e humano com os clientes, os fornecedores e os colaboradores; rigor no cumprimento de todos os compromissos assumidos; perfeccionismo traduzido na busca sistemática da perfeição em todas as áreas.” Como pontos fortes, o empresário refere ainda “a experiência traduzida no elevado conhecimento do sector por parte da gerência e o conceito alimentar aplicado ao desenvolvimento do produto, à garantia da qualidade e à higiene.”

A Manuel Domingos Apura & Filhos S.A. tem como produtos: cortiça 1ª a 6ª traçada destinada à produção de rolhas; delgado 6 a 12, cortiça traçada com espessura inferior a 13 linhas destinada principalmente ao fabrico de discos para rolhas técnicas; e refugo cozido, cortiça de menor qualidade destinada, principalmente, a granulados e materiais de construção.

Associação em prol de todo o setor 

Para o associado, a APCOR “tem sido de enorme valia  para vencer todas as etapas que este sector tem enfrentado ao longo dos tempos. Além de todos os serviços que tem à disposição dos seus associados, destaco, principalmente, as diversas campanhas internacionais de valorização da cortiça, onde tem sido um exemplo como se pode fazer mais e melhor em prol de todo o sector e do nosso país”, afirma o empresário.

In, Notícias APCOR Janeiro, Fevereiro, Março 2019

Associado nr. 313

Contato: Manuel Domingos Apura & Filhos S.A.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar