Cortiça homenageada com Projecto Texturas

Home / Cortiça homenageada com Projecto Texturas

A nona edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira – vai prestar uma homenagem à indústria da cortiça, com a apresentação de um projecto de arte comunitária denominado “Texturas”. A iniciativa que cruza várias linguagens artísticas (teatro, vídeo e fotografia) estreou no dia 1 de Maio e terá as proximas sessões a 29 e 30 de Maio.
 
O projecto “Texturas” partiu da pesquisa de elementos da cultura local, com enfoque na indústria de transformação da cortiça, recorrendo ao cruzamento de histórias e espaços de vida das pessoas envolvidas. O processo, desenvolvido com o grupo de 20 intérpretes, dos 13 aos 72 anos, a partir das suas experiências passadas e presentes no mundo da cortiça, pretende promover as relações inter-geracionais e estimular o diálogo e intercâmbio entre os vários territórios feirenses.
 
O projecto “Texturas” desenha-se com base num triângulo, assumindo cada um dos seus vértices uma componente diferente mas complementar e coerente com o projecto global. Este triângulo pretende unir três pontos geográfico-artísticos: Mozelos, Lourosa e Santa Maria de Lamas. Na Casa da Cultura de Lourosa estará patente uma exposição de fotografia que cruza o registo do processo de construção deste projecto com uma recolha comunitária de fotografias antigas sobre a indústria da cortiça. No Museu de Santa Maria de Lamas será exibida uma instalação vídeo relativa ao registo do processo de construção deste projecto. Na fábrica AJT, em Mozelos, será apresentado o espectáculo de teatro.
 
O espectáculo de teatro terá ludar no dia  29 de Maio, às 21h00, e no dia 30 às 16h00, com início no Museu de Santa Maria de Lamas. Um autocarro transportará o público até à fábrica de cortiça AJT, em Mozelos. A entrada é gratuita, mas limitada. A exposição fotográfica e a instalação vídeo estarão patentes de 1 a 30 de Maio.
 
O projecto “Texturas” é uma co-produção PELE- Espaço de Contacto Social e Cultural e Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.
 
As reservas devem ser feitas para o telemóvel 915920764 ou correio electrónico: texturas.producao@gmail.com .
 
Mais informações sobre o projecto em www.projectotexturas.blogspot.com e no convite.
Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar