Organização da conservação da biodiversidade aconselha a beber vinho com cortiça

Home / Organização da conservação da biodiversidade aconselha a beber vinho com cortiça
“Only drink wines with natural cork stoppers” – “Apenas beba vinho vedado com uma rolha de cortiça natural”. Esta é uma das 10 recomendações da iniciativa “Countdown 2010” (que pode visualizar na página www.countdown2010.net/?id=38) no sentido de conservar a biodiversidade, tendo como meta o ano de 2010. Segundo a declaração de princípios esta acção tem como objectivo que “todos os governos e membros da sociedade civil, a todos os níveis, venham a assumir as acções necessárias para travar ou reduzir significativamente a perda de biodiversidade no ano de 2010”.
 
A organização propõe, então, passar das palavras aos actos lançando o desafio de “10 acções que todos podemos fazer para marcar a diferença”. E beber vinho com cortiça é uma delas. A rolha de cortiça, como principal produto de uma indústria sustentável, permite a conservação do montado de sobro e da sobrevivência das espécies animais e vegetais que vivem neste habitat. Registe-se que o montado é, por exemplo, o abrigo de espécies em vias de extinção, como é o caso do Lince Ibérico.
 
O Countdown 2010 é uma poderosa rede de parceiros que se juntaram para atingir a meta de biodiversidade para 2010. Cada parceiro assume determinados compromissos para evitar a perda da biodiversidade. O secretariado desta iniciativa é da International Union for Conservation of Nature (União Internacional da Conservação da Natureza) que facilita, encoraja e promove acções para o alcance da meta. Anualmente, os membros reúnem-se em Assembleia no sentido de analisar os indicadores do Countdown 2010.
 
Para consultar os parceiros da iniciativa e para aderir à mesma pode consultar: www.countdown2010.net/
 
Para mais informações, contacte, por favor:
Joaquim Lima
Director Geral
Tel. 227 474 040
Tel. 918 101 882
E-mail: realcork@apcor.pt
www.apcor.pt
 
 
Notas ao editor
 
Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor)
A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando mais de 250 empresas que, no seu conjunto, são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.
Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar