APCOR reconhecida pelo Presidente da República

Home / / APCOR reconhecida pelo Presidente da República
A APCOR recebeu o título de Membro Honorário da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial – Classe do Mérito Industrial, atribuído pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na “Sessão de Encerramento e Reconhecimento do Mérito dos Agentes Inovadores do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras”, no passado sábado, em São João da Madeira, distrito de Aveiro.

Para o Presidente da República esta atribuição expressa “o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela associação ao longo dos últimos 50 anos no desenvolvimento de um sector fundamental para o país e para a região de Aveiro”. Por sua vez, o presidente da Apcor, António Rios de Amorim, agradeceu, em seu nome e em nome de todos os empresários e dirigentes que passaram pela associação, o reconhecimento prestado por este órgão de soberania e referiu que “a associação continuará a trabalhar com o mesmo nível de qualidade até aqui aportado, no sentido de incrementar o nível de desenvolvimento sectorial atingido ao longo dos anos, apostando sempre na inovação e na qualidade que tem primado na fileira”.

Joaquim Lima, Director-Geral, Henrique Veiga de Macedo, presidente da Assembleia-Geral da APCOR, Presidente da República, Cavaco Silva, e António Rios de Amorim, presidente da Direcção da APCOR na cerimónia de atribuição da Ordem de Mérito

Créditos fotográficos: Luís Filipe Catarino – Presidência da República

Medalha da APCOR como Membro Honorário da Ordem do Mérito Agrícola, Comercial e Industrial – Classe do Mérito Industrial

No site da presidência pode ler-se, ainda, que “a Apcor é a legítima representante de toda a indústria de cortiça nacional e tem-se distinguido na melhoria das condições de desenvolvimento técnico e de investigação do sector, tendo contribuído decisivamente para a fundação do Centro Tecnológico da Cortiça (Ctcor) e para a criação do Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (Cincork)”. E continua: “é reconhecido o seu excelente trabalho em prol da melhoria da qualidade da cortiça e na sua promoção no mercado externo. A ela se deve o lançamento e o desenvolvimento do Código Internacional de Práticas Rolheiras e respectivo sistema de acreditação “Systecode”, várias edições da Campanha Internacional da Cortiça e o lançamento recente do programa de promoção internacional da cortiça (Intercork), um importante projecto de comunicação e marketing, correspondente a um investimento de 21 milhões de Euros”.

Esta sessão decorreu no encerramento da 1ª Jornada do Novo Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, que decorreu no espaço geográfico entre o Douro e o Vouga, e que teve como objectivo mostrar ao país casos de sucesso de empresas e acções locais que sejam “respostas inovadoras aos desafios colocados pela crise através de iniciativas que merecem ser divulgadas e devidamente acarinhadas e estimuladas”.

Notas ao editor

Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor)

A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando cerca de 250, que no seu conjunto são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.

E-mail: info@apcor.pt