Milésimo Certificado FSC de Gestão Florestal é Português

Home / / Milésimo Certificado FSC de Gestão Florestal é Português
O Forest Stewardship Council (FSC), Associação para a Gestão Florestal Responsável, está a celebrar a atribuição do 1000 certificado de Gestão Florestal e a emissão do 15000 certificado de Cadeia de Custódia.

Portugal acompanha este momento, uma vez que o certificado mil da certificação florestal veio para a Associação de Agricultores de Charneca (Grupo ACHARSGF), da Chamusca, Ribatejo. Este certificado, que cobre 4535 hectares de floresta, incluindo montado de sobro, é apenas um parte dos 29 mil hectares de montado de sobro que já estão certificados no nosso país.

Para celebrar este notável marco, dois representantes do FSC Internacional, Mário Abreu (Membro da Direcção do FSC IC) e Alison Kriscenski (Directora de Comunicação), vão entregar presencialmente o certificado ao Grupo ACHARSGF no próximo dia 3 de Dezembro.
Estas duas conquistas ilustram o reconhecimento que o FSC tem tido por parte dos governos, das indústrias de base florestal e dos proprietários florestais como uma das ferramentas mais credíveis para evidenciar o seu compromisso para com uma gestão florestal responsável.

“O número de certificados FSC na indústria florestal tem vindo a crescer de forma exponencial. Uma preocupação transversal aos Sectores do Pinho, do Eucalipto e da Cortiça é que o aumento da área florestal certificada não tem sido suficiente para acompanhar as necessidades de abastecimento da indústria.”, refere Vera Santos, a Pessoa de Contacto FSC para Portugal. “A visibilidade que este marco notável traz a uma associação de produtores florestais irá concerteza desmistificar a impossibilidade de Certificação da Gestão Florestal por parte dos proprietários privados. É um caso real, representativo do contexto nacional, na medida que integra áreas de eucalipto, de pinho e de montado.”.

“A Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) congratula-se com esta atribuição e estará também presente na cerimónia de entrega do certificado à ACHAR. Esta certificação é uma mais-valia para a cortiça e a sua fileira, na medida em que os produtos com esta marca serão reconhecidos pelos consumidores como produtos amigos do ambiente, diferenciando-os de outros que não contribuem para a preservação do planeta”, refere o Director Geral da APCOR, Joaquim Lima.
Notas ao editor
Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR)
A APCOR tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando cerca de 250, que no seu conjunto são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.
E-mail: info@apcor.pt