8700 rolhas por uma boa causa

Home / / 8700 rolhas por uma boa causa

Um copo com dois metros de altura foi o recipiente escolhido para recolher 8700 rolhas de cortiça em dois eventos em Espanha: XVI Salão dos Melhores Vinhos de Espanha Guía Peñín e XIX Edição da feira CAVATAST, mostra de cavas e gastronomia em Sant Sadurní d’Anoia (Barcelona).

As rolhas recolhidas serão, brevemente, recicladas e convertidas num donativo económico destinado à Cáritas Madrid, para o seu projecto CEDIA 24 Horas (Centro de Atenção a Pessoas Sem Abrigo).

Esta foi mais uma iniciativa de promoção da cortiça em Espanha sob a alçada da campanha “Cork: el corcho preserva lo bueno”, iniciativa que resulta, ainda, do InterCork II, projecto já concluído mas que tem suscitado a realização de iniciativas de continuidade, desta vez sensibilizando para a reciclagem e para a importância do apoio a acções sociais e melhoria da sociedade como um todo.

A presença deste grande copo nos melhores eventos do vinho possibilitou a recolha de 80 kg de cortiça que seguiram para reciclagem, demonstrando um resultado muito positivo, na medida em que num dos eventos a abertura das garrafas foi mais lenta do que o habitual, dado ser apenas vinho para provas. Assim, das 8700 rolhas de cortiça recolhidas, 1700 foram provenientes do XVI Salão de Vinhos e 7000 do CAVATAST.

A iniciativa Cork voltou a ser a paragem obrigatória para os profissionais do vinho e produtores que não quiseram perder a oportunidade de parar no copo e tirar uma fotografia com o mesmo.
No final desta jornada teve lugar a entrega do donativo à Cáritas Madrid. Javier Hernando, coordenador da instituição, esteve no evento a receber a oferta e agradeceu os esforços realizados pelo sector da cortiça, prometendo que o donativo permitirá melhorar a vida de várias pessoas com dificuldades.

Ana Serra, representante da iniciativa Cork, diz que “estamos muito satisfeitos pela resposta e apoio conseguido tanto por parte da organização do evento, como dos produtores de vinho e do sector em geral. Tudo isto, somado à grande aceitação do público, dá-nos ânimo para irmos tralhando nesta linha de actuação. É, por isso, que a iniciativa Cork vai continuar a apoiar projectos interessantes sejam de ordem social, ecológica ou formativa e que aportem valor acrescentado ao sector e à sociedade em geral.”
Para o director do Instituto Catalão da Cortiça Albert Hereu, é muito importante relembrar o carácter sustentável da indústria e a origem da sua matéria-prima. E afirma: “ como vários estudos demonstraram, o sector da cortiça contribui para mitigar as alterações climáticas ao absorver CO2, para além de que a rolha de cortiça é um produto natural, reciclável e reutilizável.”

Mais informações sobre esta iniciativa e outras actividades organizadas em Espanha podem ser encontradas no sítio http://preservalobueno.com/  e nas redes sociais com o mesmo nome.