Chefe italiano Carlos Cracco apoia a cortiça

Home / / Chefe italiano Carlos Cracco apoia a cortiça

O reconhecido Chef italiano Carlo Cracco é o mais recente embaixador da cortiça. Num evento que decorreu no seu mais recente restaurante em Milão, Itália, e que serviu de arranque para o InterCork – Promoção Internacional da Cortiça – naquele país, Carlo Cracco assumiu a sua preferência pela rolha de cortiça. “A cortiça e o sobreiro são um precioso património cultural, ambiental e económico, e sinónimo de excelência”, afirmou. E continua: “na minha profissão procuro sempre a máxima qualidade e é por isso que eu apoio a cortiça e assumo o papel de seu embaixador em Itália.”

O embaixador será a face de um conjunto de vídeos, estando já disponível o primeiro no sítio italiano (www.iostocolsughero.it/) ou no youtube (www.youtube.com/watch?v=V3C3EgaCQAY).

O seu outro restaurante designado ‘Cracco’, aberto desde 2001, é detentor de duas estrelas Michelin e três “garfos” Gambero Rosso. Em 2007, foi eleito um dos 50 melhores restaurantes do mundo.

Carlos Cracco foi nomeado, em 2012, pela família Trussardi para gerir o Ristorante Trussardi no teatro Scala di Milano, e é um dos três chef’s do programa Masterchef Italia.

É também presidente da Associazione Maestro Martino, associação sem fins lucrativo e que tem por objectivo promover a Cozinha de Autor.

Carlo Cracco junta-se a um conjunto de outros embaixadores da cortiça, destacando-se:

– Charles Philip Arthur George – Príncipe de Gales – Reino Unido;

– Mark Selby – Jogador profissional de snooker – Inglaterra;

– Roland Joffé – Cineasta – Inglaterra;

– Yann Arthus-Bertrand – Fotógrafo, jornalista, ambientalista – França;

– Siza Vieira – Arquitecto – Portugal;

– Rob Schneider – Actor – Protagonista da campanha “Save Miguel” – EUA;

– Paul Morrison – Produtor do documentário da BBC “Cork – forest in a bottle” – Inglaterra;

– José Mourinho – Treinador de futebol – Portugal (pela participação da nossa campanha no Reino Unido);

– Jordi Bonet, arquitecto da Sagrada Familia – Espanha;

– Candice Olson – designer de interiores e apresentadora de TV – EUA;

– Allen Hershkowitz, cientista sénior do NRDC – EUA;

– Dale Krenza – Natural Resources Defense Council – EUA;

– Daryl Hannah – Actriz – EUA;

– Philippe Guigal, Ampuis, Viticultor – França.

A nova campanha em Itália surge no seguimento do projecto desenvolvido pela Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) em 2009 e 2011 e que teve como mensagens: “cortiça é gosto, charme e ambiente.”

Estão previstas diversas acções de Relações Públicas e Publicidade, através de presença em feiras e eventos e da inserção de anúncios em vários meios, assim como acções nas redes sociais, parcerias com entidades de renome em Itália, e acções junto dos consumidores e produtores de vinho.

Registe-se que esta campanha está inserida num projecto global de promoção da cortiça em nove mercados e que está orçada em 7,3 milhões de euros – financiada em 80 por cento pelo programa Compete (Programa Operacional Temático Factores de Competitividade) e 20 por cento pelos associados da Apcor.

Notas ao editor

Links de interesse

www.iostocolsughero.it/ – sítio italiano reformulado

www.youtube.com/watch?v=V3C3EgaCQAY – vídeo com Carlo Cracco

www.ristorantecracco.it/ – Restaurante Carlo Cracco

Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor)

É a única associação nacional que representa a indústria de transformação da cortiça. Nasceu em 1956, em Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira, no coração da indústria da cortiça.

Possui mais de 270 associados, que representam 80 por cento da produção nacional e 85 por cento das exportações de cortiça e que cobrem todos os sub-sectores da indústria – preparação, transformação e comercialização.

Promover e valorizar a cortiça e os seus produtos, assim como representar e apoiar as empresas do sector nos mais variados domínios são os objectivos da Apcor. Principais áreas de intervenção: Internacionalização; Inovação e Desenvolvimento; Informação; Serviços de Apoio; Qualidade; Contratação Colectiva; e Cooperação Institucional.

Para mais informações, contacte, por favor:

Joaquim Lima
Tel. 22 747 40 40
E-mail: realcork@apcor.pt
www.apcor.pt

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar