Cortiça é a grande vencedora no Concurso Mundial de Bruxelas

Home / / Cortiça é a grande vencedora no Concurso Mundial de Bruxelas

A cortiça foi a grande vencedora no Concours Mondial de Bruxelles (CMB) 2018, já que dos 9.180 vinhos provados no evento, originários de 48 países, 95% estavam vedados com rolha de cortiça.
Este que é considerado um dos maiores eventos mundiais ligados ao vinho, teve lugar pela primeira vez na Ásia e contou com um júri composto por mais de 300 jornalistas, compradores, enólogos e sommeliers.
“Estes dados confirmam a clara preferência dos produtores de vinho mundiais pela cortiça, já que sete em cada dez garrafas estão vedadas com uma rolha de cortiça.
No caso da China, esta opção é ainda mais evidente quando os últimos estudos realizados pela Nielsen referem que 95% dos Top 100 vinhos mais vendidos na China estão vedados com cortiça” disse João Rui Ferreira, Presidente da APCOR.
Os dados obtidos neste concurso reforçam outros estudos realizados um pouco por todo o mundo, dos quais se destaca o Decanter World Wine Awards, em que 69% dos vinhos premiados estão vedados com rolha de cortiça e a seleção dos Top 100 vinhos feita pela Wine Spectator, onde a cortiça está presente em 89% dos vinhos.
“Segundo estes dados, presentemente as rolhas de cortiça ocupam uma posição confortável num mercado que é bastante competitivo, o que nos motiva para manter e até intensificar o esforço de comunicação nos diferentes mercados”, refere João Rui Ferreira.

Louis Havaux, presidente honorário do Concurso Mundial de Bruxelas, num vídeo que pode visualizar aqui, refere que “a cortiça é o melhor vedante se queremos aportar qualidade ao vinho.”

Notas ao Editor

Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor)

É a única associação nacional que representa a indústria de transformação da cortiça. Nasceu em 1956, em Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira, no coração da indústria da cortiça.

Possui cerca de 280 associados, que representam 80 por cento da produção nacional e 85 por cento das exportações de cortiça e que cobrem todos os sub-setores da indústria – preparação, transformação e comercialização.

Promover e valorizar a cortiça e os seus produtos, assim como representar e apoiar as empresas do setor nos mais variados domínios são os objectivos da Apcor. Principais áreas de intervenção: Internacionalização; Inovação e Desenvolvimento; Informação; Serviços de Apoio; Qualidade; Contratação Colectiva; e Cooperação Institucional.

Para mais informações, contacte, por favor:

Joaquim Lima
Tel. 22 747 40 40
E-mail: realcork@apcor.pt
www.apcor.pt

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar

DSC_0109_2GZ LIANG Chengzhi