Gala Anual da Cortiça presta homenagem a individualidades e entidades

Home / / Gala Anual da Cortiça presta homenagem a individualidades e entidades

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) vai promover, no próximo dia 04 de Outubro, a 4ª Gala Anual da Cortiça. Este evento, que se repete pelo quarto ano consecutivo, terá lugar no Convento do Espinheiro, em Évora, e tem como objectivo valorizar e reconhecer a excelência de personalidades e/ou entidades que, nos últimos anos, se destacaram e contribuíram para a promoção, desenvolvimento e crescimento do sector e da fileira da cortiça.

A Apcor elegeu sete categorias de Prémios que pretendem distinguir diferentes áreas do saber, sendo:

• Prémio Inovação (visa reconhecer a inovação do processo de fabrico ou apresentação de um novo produto);
  • Prémio Floresta (visa reconhecer novos investimentos e introdução de novas metodologias de gestão no montado);
  • Prémio Conhecimento (pretende reconhecer a investigação e procura de conhecimento sobre a fileira da cortiça);
  • Prémio Informação (visa reconhecer informação de carácter jornalístico ou equivalente relevante sobre a cortiça);
  • Prémio Revelação (visa reconhecer qualquer tipo de iniciativa inédita que utilize a cortiça);
  • Prémio Mérito (pretende reconhecer o trabalho desenvolvido dentro de uma área de saber e com o recurso à cortiça);
  • Prémio Rolha de Cortiça (visa reconhecer o esforço de promoção da rolha de cortiça).

O júri da Gala é constituído pelo presidente da Apcor, João Rui Ferreira, por Helena Pereira, ex-Reitora da Universidade Técnica de Lisboa e professora do Instituto Superior de Agronomia (ISA), e Armando Sevinate Pinto, actual assessor do Presidente da República e ex-ministro da agricultura.

A Gala conta com uma forte participação dos associados da Apcor bem como de convidados externos, estando confirmada a presença, entre outros, do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Francisco Gomes da Silva, em representação da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

O evento terá o apoio principal da LeasePlan – Comércio e Aluguer de Automóveis e Equipamentos Unipessoal, Lda. – e, ainda, o apoio de Aon Portugal – Corretores de Seguros, S.A.; Bureau Veritas; e NextiraOne Portugal – Soluções e Serviços Integrados de Comunicações, S.A.

Programa do Evento

19h00               Recepção dos participantes

19h30               Cocktail

20h30               Discurso do presidente da Apcor

22h50               Jantar

22h30               Discurso do secretário de Estado

22h50               Entrega dos Prémios

00h00               Encerramento

(Nota: a sessão é privada, sendo que pode ser dado um testemunho sobre o evento com pessoa e hora a combinar com os jornalistas interessados)

Notas ao editor

Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor)

A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando mais de 250, que no seu conjunto são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.

Informações sobre as Galas anteriores podem ser obtidas em:

Tm. 918 101 882