InterCork II com resultados positivos

Home / / InterCork II com resultados positivos

InterCork II com resultados positivos

  • Mais de 130 jornalistas e líderes de opinião visitaram a fileira da cortiça, facilitando a publicação de mais de 7600 artigos em todo o mundo;
  • Sector aumentou as suas exportações na ordem dos 147 milhões de euros (21% de crescimento), de 2009 para 2014;
  • Balança comercial de 718 milhões de euros, com um valor acrescentado de 0,83€ por cada 1€ exportado;
  • Meta de curto prazo: mil milhões de euros de exportações.

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) vai apresentar, amanhã, dia 20, pelas 15h30, no Grande Auditório do Centro Multimeios de Espinho, os resultados do programa InterCork II – Promoção Internacional da Cortiça. O InterCork é uma das maiores campanhas de promoção dos bens portugueses no mundo e permitiu chegar a mercados como os EUA, a Alemanha, a Espanha e a China.

Durante a sessão que será presidida por João Rui Ferreira, presidente da APCOR, irá ser explicado o impacto que as campanhas de comunicação internacionais têm registado nas exportações portuguesas de cortiça, permitindo, num curto espaço, o alcance do objectivo estratégico do sector que é alcançar os mil milhões de euros de exportações. Do mesmo modo, acentuará a importância do desenvolvimento contínuo destas campanhas como o método mais indicado para comunicar aos nossos interlocutores as alterações internas operadas no sector e que tem permitido tornar a indústria da cortiça cada vez mais competitiva.

Por sua vez, o director operacional do projecto, Carlos de Jesus, apresentará os principais resultados do InterCork II, nos vários mercados internacionais e a forma como estes resultados permitiram alcançar os indicadores estratégicos e operacionais e, assim, atribuir uma nota muito positiva ao trabalho desenvolvido.

O encerramento da sessão estará a cargo do presidente da comissão directiva do Compete 2020, Rui Vinhas da Silva. Registe-se que as sucessivas campanhas de comunicação da Apcor têm sido financiadas pelo Compete (Programa Operacional Temático Factores de Competitividade), organismo que tem apoiado e reconhecido o trabalho da associação em prol do sector da cortiça. A título de exemplo, a última campanha esteve orçada em 7,3 milhões de euros e foi financiada em 80 por cento pelo programa Compete e 20 por cento pelos associados da Apcor.

O InterCork II foi a sexta campanha de comunicação desenvolvida desde 1999 e visou alguns mercados de continuidade como: Alemanha, EUA e Canadá, França, Itália e China; e novos mercados como o Brasil, a Suécia e Dinamarca; sendo que nos dois primeiros foi desenvolvido uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de construção, e nos restantes a promoção teve como alvo as rolhas de cortiça.

De salientar que este programa já recebeu 13 prémios internacionais, os dois últimos foram conquistados em França e em Portugal. Em França, foi galardoado com o 1º Prémio ‘Campanha de Comunicação B2B’ no ‘Grand Prix Stratégies Publics Relations 2015’. Este prémio é considerado um dos prémios mais prestigiantes naquele país, sendo que a campanha da cortiça foi seleccionada entre mais de 50 campanhas a concurso. No nosso país, o InterCork foi distinguido com o prémio Melhor Campanha de Comunicação, na Categoria Mercados Externos/Institucional, na 3ª edição dos Prémios de Comunicação da Meios & Publicidade.

Programa

15h30    Recepção
16h00
   Boas-vindas | Presidente APCOR | João Rui Ferreira
16h20   Apresentação dos resultados dos InterCork II | Director Operacional do Projecto | Carlos de Jesus
17h00   Encerramento da sessão | Presidente da Comissão Directiva do Compete 2020 | Rui Vinhas da Silva
17h30   Porto de Honra

Agradecemos confirmação de presença até ao dia 20 de Novembro, às 12h, para o e-mail realcork@apcor.pt.

Notas ao editor

Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor)

É a única associação nacional que representa a indústria de transformação da cortiça. Nasceu em 1956, em Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira, no coração da indústria da cortiça.

Possui mais de 270 associados, que representam 80 por cento da produção nacional e 85 por cento das exportações de cortiça e que cobrem todos os sub-sectores da indústria – preparação, transformação e comercialização.

Promover e valorizar a cortiça e os seus produtos, assim como representar e apoiar as empresas do sector nos mais variados domínios são os objectivos da Apcor. Principais áreas de intervenção: Internacionalização; Inovação e Desenvolvimento; Informação; Serviços de Apoio; Qualidade; Contratação Colectiva; e Cooperação Institucional.

Para mais informações, contacte, por favor:

Joaquim Lima
Tel. 22 747 40 40
E-mail: realcork@apcor.pt
www.apcor.pt

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar