Intercork II vai levar cortiça a nove mercados

Home / / Intercork II vai levar cortiça a nove mercados

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) vai apresentar, no próximo dia 25 de Fevereiro, às 10h30, as acções que vão ser levadas a cabo no projecto InterCork II – Promoção Internacional da Cortiça. Esta campanha de comunicação, orçada em 7,3 milhões de euros – financiada em 80 por cento pelo programa Compete (Programa Operacional Temático Factores de Competitividade) e 20 por cento pelos associados da Apcor – vai promover a cortiça em nove mercados internacionais.

O evento vai realizar-se nas instalações da Apcor e conta com a presença do ministro da Economia, António Pires de Lima, do secretário de Estado da Inovação Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e do presidente da Apcor, João Rui Ferreira.

O InterCork II é já a sexta campanha de comunicação desenvolvida desde 1999 e será um projecto para dar continuidade às acções executadas. O projecto visará alguns mercados de continuidade como: Alemanha, EUA e Canadá, França, Itália e China; e novos mercados como o Brasil, a Suécia e Dinamarca; sendo que nos dois primeiros será desenvolvido uma campanha para a promoção de rolhas e de materiais de construção, e nos restantes a promoção terá como alvo as rolhas de cortiça.

Algumas acções previstas:

  • Embaixadores – figuras públicas que vão assumir a sua preferência pela cortiça: Carlo Cracco (Itália), Carlos Cabral (Brasil), Eva Brennen (Alemanha), entre outros.
  • Online – aumentar o número de fãs nas várias redes sociais (neste momento são mais de 116 mil) e lançar páginas em redes como o Instragram e Pinterest;
  • Parcerias – com instituições vinícolas e cadeias de lojas de retalho, como BevMo (USA) e Pão-de-Açúcar (Brasil);
  • Feiras – presença em feiras de relevo: ViniSud, Viteff, Vinitech (França); Mainzer Weinbörse, ProWein (Alemanha); Wine IN, Expovinis (Brasil); Chinese Wine Summit (Shanghai), Top Wine (Beijing) (China); Surfaces (EUA/Canadá).
  • Tours/Roadshows – sensibilização dos consumidores, sommeliers e produtores vinícolas, Roadshow na França (recurso a um stand com realidade aumentada) e Decor[k] Tour nos EUA/Canadá.
  • Eventos – participação/organização de eventos Earth Day (EUA);  Salone del Mobile, Taste, Slow Wine, Sugheritivos (Itália); Shanghai Wine Week (participação do top 50 dos melhores bares e restaurantes de Shanghai) (China).

Ao nível do público-alvo, a campanha será focada no consumidor e líderes de opinião, uma vez que os primeiros continuam a ser os maiores aliados da cortiça – como demonstrado nos estudos realizados no InterCork I onde, em média, 83 por cento dos consumidores preferem a cortiça; e os segundos, porque continuam a ser os principais influenciadores junto das caves, supermercados e mesmo dos consumidores.

As mensagens chave continuarão a focar a trilogia “Cortiça: cultura, natureza e futuro” e irão apresenta-la como um material natural, ecológico, amigo do ambiente, mas que também tem provas dadas da sua qualidade e performance, nos seus variados produtos, e, ainda, como material de design e de inovação, capaz de estar presente nas mais variadas aplicações.

“O reconhecimento de uma fileira única a nível mundial, da grande evolução e inovação gerada, quer nos produtos mais tradicionais como as rolhas, quer nas mais variadas aplicações em distintos sectores, tem de ser alicerçada numa política de comunicação continua e consistente. O Intercork II irá permitir-nos solidificar a preferência e reconhecimento dos consumidores pelos produtos de cortiça e dessa forma acrescentar valor aos nossos clientes, com principal relevância para o mundo do vinho”, refere o presidente da Apcor, João Rui Ferreira.

Notas ao editor

Programa

10H30 Recepção dos participantes

11H00 Boas vindas, João Rui Ferreira, presidente da Apcor

11H15 Apresentação do InterCorkII, Carlos de Jesus, director operacional

11H45 Encerramento, António Pires de Lima, ministro da Economia

Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor)

É a única associação nacional que representa a indústria de transformação da cortiça. Nasceu em 1956, em Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira, no coração da indústria da cortiça.

Possui mais de 270 associados, que representam 80 por cento da produção nacional e 85 por cento das exportações de cortiça e que cobrem todos os sub-sectores da indústria – preparação, transformação e comercialização.

Promover e valorizar a cortiça e os seus produtos, assim como representar e apoiar as empresas do sector nos mais variados domínios são os objectivos da Apcor. Principais áreas de intervenção: Internacionalização; Inovação e Desenvolvimento; Informação; Serviços de Apoio; Qualidade; Contratação Colectiva; e Cooperação Institucional.

Para mais informações, contacte, por favor:

Joaquim Lima
Tel. 22 747 40 40
E-mail: realcork@apcor.pt
www.apcor.pt

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar