Já estão abertas as candidaturas para o Formação PME

Home / / Já estão abertas as candidaturas para o Formação PME
Em Todas

O projecto Formação PME vai iniciar. A APCOR encontra-se a elaborar uma nova candidatura para 2016/2018, a ser entregue no início de Maio, pelo que as empresas interessadas devem manifestar, desde já, a sua vontade em participar.  O projecto tem como objectivo intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança.
Como metodologia, o Formação PME aposta na formação em sala e consultoria no posto de trabalho. A consultoria será realizada em cada empresa intervencionada e a formação poderá ser realizada inter-empresas e ou no regime intra-empresas (para pequenas e médias empresas). As empresas que podem beneficiar são as micro, pequenas e médias empresas (até 250 Trabalhadores).
As áreas de intervenção são: organização e gestão; implementação de sistemas de gestão (Qualidade, Ambiente, SST, CIPR ou outros); internacionalização; economia digital; e gestão estratégica (apenas na formação para empresários). Na área temática “implementação de sistemas de gestão” pretende-se desenvolver uma acção específica no âmbito do CIPR – Código Internacional das Práticas Rolheiras, nomeadamente sobre o apoio a dar às empresas na passagem do nível de qualificação “Base” para os níveis “Premium” e/ou “Excelência”.
O projecto tem o apoio de 90% das despesas elegíveis pelo FSE – Fundo Social Europeu, sendo que os restantes 10% serão de comparticipação privada assumidos pelas empresas intervencionadas.
O valor desta comparticipação privada dependerá das horas de consultoria e formação resultante da intervenção a efectuar na empresa, mas abaixo dá-se já uma estimativa:

Escalão N.º Trabalhadores Mínimo Máximo
Microempresa Entre 2 e 9 Trabalhadores 500,00€ 750,00€
Pequena Empresa Entre 10 e 49 Trabalhadores 750,00€ 1.000,00€
Média Empresa Entre 50 e 249 Trabalhadores 1.000,00€ 1.500,00€
Micro/Empresário 1 Trabalhador 250,00€

(Valores sujeitos a Iva à taxa legal em vigor)

Quanto à duração da intervenção, o quadro abaixo traduz o número de horas e número de trabalhadores a envolver. Estas horas e número de trabalhadores são de cumprimento obrigatório.

Nº trabalhadores por empresa
Tipologia Nº horas de Formação Nº de horas de consultoria TOTAL Formação Consultoria
Micro 75 100 175 2 2
Pequena 100 100 200 3 a 6 3
Média 125 155 280 3 a 8 3
Formação de empresários 75 50 125 1 1

O início do projecto está previsto para Outubro de 2016 e tem duração de 24 meses.

A data de entrega da Ficha Pré-Adesão é até 29 de Abril de 2016, para info@apcor.pt ou Fax 22 747 40 49.

Mais informações em Aviso Concurso nr.6 SI 2016.

CapaRevistaJovensAgricultores16