Pop ou screw? Cientistas abrem debate entre rolha de cortiça e cápsula de alumínio e convidam o público a fazer parte

Home / / Pop ou screw? Cientistas abrem debate entre rolha de cortiça e cápsula de alumínio e convidam o público a fazer parte
Em Todas

O debate sobre as rolhas de cortiça e as cápsulas de alumínio já há algum tempo que está na ordem do dia, mas os cientistas da Universidade de Oxford vão, agora, realizar uma experiência inovadora que utiliza a tecnologia de medição dos estímulos cerebrais para determinar quais as sensações que a abertura de uma garrafa de vinho com estes vedantes pode provocar.
Esta experiência única, desenvolvida pelo Oxford University’s Crossmodal Research Laboratory, tem como objetivo ajudar ao debate sobre que tipo de vedante utilizar na garrafa de vinho.
Ao explorar o efeito que os nossos diferentes sentidos têm no nosso paladar, o público é convidado a participar na pesquisa. A experiência principal irá permitir aos participantes realizar uma série de testes para avaliar o impacto que o som, o aroma, o tacto e a visão podem ter quando estamos perante um vedante e uma garrafa de vinho e como esta vivência pode influenciar o aroma do vinho.
Os investigadores vão, também, reunir dados sobre a resposta dos participantes face à sua preferência de vinhos, através de “medidores cerebrais” que registam as suas reacções em diferentes situações.
A experiência é realizada em colaboração com os “Arquitetos multi-sensoriais” de renome mundial, Bompas & Parr, e está aberta ao público neste verão.

O debate  cortiça vs cápsula de alumínio que tem suscitado opiniões diversas na indústria do vinho e seus especialistas, sommeliers e produtores de todo o mundo terá, agora, mais uma informação. Esta experiência irá marcar a primeira intervenção do mundo da ciência para provar definitivamente qual o vedante que possibilita uma experiência mais positiva no ritual vínico.

O professor Charles Spence, diretor de psicologia experimental do Oxford University’s Crossmodal Research Laboratory, comenta: “os nossos cérebros têm um poderoso controle sobre nossas papilas gustativas e será interessante ver como é que os nossos sentidos influenciam a nossa percepção do vinho e do seu aroma. Este é um debate que está em curso na indústria do vinho há muitos anos, e esperamos que esta experiência vá de alguma maneira ajudar na resposta a esta fascinante questão.”

“The grand cork experiment” tem lugar nos dias 28 e 29 de julho, no Soho, em Londres, das 12h às 18h.

Mais informações clique aqui.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar

sic_09MAR17RTP