Montado: um hectare vale 100 euros

Home / Montado: um hectare vale 100 euros

Os serviços ambientais do montado de sobro estão avaliados em pelo menos 100 euros/ano por hectare. Um estudo da Corticeira Amorim e da Confederação Europeia da Cortiça (C.E.Liège), que incidiu sobre a Herdade da Machoqueira do Grou (com gestão florestal certificada pelo Forest Stewardship Council), no concelho de Coruche, propriedade de 2423 hectares com diferentes utilizações do solo, incluindo 1000 hectares de montado de sobro, concluiu que os serviços do ecossistema analisado valem, no mínimo, 100 euros/ano por hectare – o que, no caso estudado, representa um valor global de 100.000 euros por ano.

Este estudo confirma a importância dos produtos de cortiça e o seu real impacto na viabilização do montado do sobro, abre caminho para que a remuneração dos serviços dos ecossistemas comece a ser concretizada através, por exemplo, de financiamentos públicos, e possibilita ainda o estabelecimento de relações entre as boas práticas de gestão florestal e o nível dos serviços do ecossistema, ao fornecer aos proprietários florestais informação prática sobre os efeitos das práticas de gestão nos serviços do ecossistema.

A pesquisa comprova que “a manutenção, preservação e valorização deste ativo natural – o montado de sobro – é de extrema importância económica para o país, não apenas pela produção de cortiça que garante a Portugal a liderança mundial deste setor, como também pelo valor social, económico e ambiental dos inúmeros serviços prestados”.

A caraterização dos serviços ambientais à escala da propriedade é um dos aspetos inovadores deste estudo, bem como as relações de causalidade estabelecidas entre as práticas de gestão agroflorestal e os serviços do ecossistema. Analisaram-se quatro categorias de serviços: serviços de suporte (por exemplo, o ciclo hidrológico), o provisionamento (produção de alimentos e matérias-primas, por exemplo), regulação (por exemplo, polinização e controlo da erosão) e serviços culturais (por exemplo, turismo e educação).

Mais informação clique aqui.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar