Montado

Quando abre a garrafa de um bom vinho e usa um dos muitos produtos feitos de cortiça, alguma vez pensou qual a origem deste produto tão singular? Se não pensou, venha connosco conhecer o sobreiro – uma das árvores mais extraordinárias da Terra. Esteja completamente coberta de uma casca espessa cinzenta e fissurada – a cortiça – ou, se recentemente descortiçada, com o tronco em cor vermelho vivo, esta árvore tem uma grande beleza, charme e mistério. As paisagens onde ocorre exercem a mesma atração sobre aqueles que as sabem interpretar devidamente  in Aronson J., Pereira J.S., Pausas J. (2009) “Cork Oak Woodlands on the Edge: Conservation. Adaptive Management and Restoration”, Island Press, Nova Iorque

0 K
hectares de montado de sobro em Portugal
0 M
de toneladas de CO2 fixados por ano pelo montado
0
espécies de mamíferos num dos mais ricos ecossistemas do mundo
0
anos é o tempo médio de vida de um sobreiro

Floresta

O montado de sobro é um dos 35 santuários mundiais da biodiversidade, equiparado à Amazónia, à savana africana, aos Andes e ao Bornéu. As florestas de sobreiros abrigam mais de 160 espécies de aves, 24 espécies de répteis e anfíbios, 37 espécies de mamíferos, algumas das quais em elevado risco de extinção – como é o caso do lince ibérico, a espécie felina mais ameaçada no mundo. O montado de sobro é um autêntico pulmão para o Ambiente, fixa até 14 milhões de toneladas de CO2/ano, combate o aquecimento global e a desertificação, controla a erosão e regula o ciclo hidrológico.

Sobreiro

O sobreiro é a única espécie vegetal capaz de produzir cortiça de forma sustentável e com a máxima qualidade, que garante uma indústria única no mundo, e que é vital na manutenção do montado e na preservação da fauna e flora. É uma árvore com casca volumosa de tecido suberoso (a cortiça), tem folhagem verde todo o ano e pode ter um porte natural de 10 a 15 metros de altura, no caso de um sobreiro adulto. Tem uma grande longevidade e uma enorme capacidade de regeneração.

Biodiversidade

O montado de sobro assegura uma grande biodiversidade natural, incluindo fauna selvagem, pastagens e flora diversa. Alberga uma grande variedade de espécies animais e plantas em teias de relacionamento alimentar centradas no sobreiro. A Rede Natura 2000 considera os montados e os bosques de sobro importantes para a conservação da biodiversidade. O montado é, ainda, um dos 35 hotspots da biodiversidade, a par com a Amazónia ou o Bornéu.

Sustentabilidade

A cortiça ajuda a garantir a sustentabilidade dos montados, contribuindo para uma relação equilibrada com a natureza e a manutenção dos ecossistemas que lhe estão associados. Os montados de sobro desempenham um papel fundamental na regulação hidrológica, na proteção do solo e no sequestro de carbono. A fileira da cortiça apresenta-se, assim, como garantia de um futuro mais promissor pela sustentabilidade ambiental, económica e social que preconiza.

Certificação florestal

A certificação da gestão florestal é um mecanismo que visa assegurar a gestão sustentada dos ecossistemas florestais através do cumprimento de standards de gestão que cumprem critérios ambientais e socioeconómicos.

Magia do montado

Dizem que montado de sobro tem magia, que é capaz de enfeitiçar os mais incautos e os prender aos seus encantos. Eduardo Gonçalves, 47 anos, foi uma das suas vítimas.
Filho de pais portugueses a trabalhar em Londres, aqui nasceu, estudou e viveu até aos 30 anos, quando deixou de resistir aos muitos encantos dos sobreirais e às recordações das férias da sua infância.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar