Ecossistema

Home / Montado / Biodiversidade / Ecossistema

Habitats Heterogéneos

Os ecossistemas das regiões de clima mediterrâneo são particularmente ricos em fauna e flora, constituindo hotspots de biodiversidade. Os montados formam habitats heterogéneos, em mosaico de usos, que variam entre áreas de mato, normalmente com várias idades e alturas, zonas de pastagem ou de agricultura, apresentando um coberto arbóreo com densidade variável de árvores (30 ou 40 árvores até mais de 100 por hectare). O sobreiro, a espécie-chave do montado, é a base de uma cadeia alimentar que inclui desde os insetos que se alimentam das suas folhas até às aves que predam estes insetos.

A heterogeneidade causada pelas copas dos sobreiros confere ao sistema diversidade vertical, mas também horizontal, o que favorece várias espécies de fauna e flora pelos nichos que cria: características diferenciadas de microclima e de fertilidade de solo entre as zonas sob a influência da copa e os espaços abertos. Apesar de geridos como sistemas agro-silvo-pastoris, de uma multifuncionalidade condicionada, são constituídos por elementos da vegetação nativa.

As áreas de pastagem natural dos montados são muito ricas em diversas espécies de plantas, registando-se mais de uma centena em parcelas de 0,1 hectares. Além disso, os montados geram cobertos de fuga e nidificação e zonas de alimentação para várias espécies de fauna, algumas com estatuto de proteção.

Teia de relacionamento alimentar centrada no sobreiro
Teia de relacionamento alimentar centrada no sobreiro
Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar