Magia do Montado

Home / Montado / Magia do Montado

Dizem que montado de sobro tem magia, que é capaz de enfeitiçar os mais incautos e os prender aos seus encantos. Eduardo Gonçalves, 47 anos, foi uma das suas vítimas.
Filho de pais portugueses a trabalhar em Londres, aqui nasceu, estudou e viveu até aos 30 anos, quando deixou de resistir aos muitos encantos dos sobreirais e às recordações das férias da sua infância. Em 1998, deixa Londres, a nevoenta, urbana e cosmopolita Londres, para se instalar no seu monte recém comprado e semi-arruinado, em pleno Alentejo profundo, perto da Barragem de Santa Clara. Não tinha água nem luz nem conforto mas tinha tempo, espaço, sol e, claro, sobreiros, muitos sobreiros.

Eduardo Gonçalves

Acompanhou-o a mulher, Siobhan Mitchell, 45 anos, também jornalista, também uma vítima da magia do montado desde as primeiras férias passadas com o marido na costa alentejana. Licenciado em Ciências Políticas, Eduardo Gonçalves, era então jornalista free lancer para a área do ambiente, assinando textos em alguns dos mais respeitados jornais ingleses como o Sunday Times, o The Observer e o The Guardian. Foi também assessor de dois dos mais conhecidos líderes políticos britânicos actuais, Simon Hughes e Menvis Campbell, além de conselheiro para as questões ambientais e sociais no congresso dos Estados Unidos da América.

Mas quis mudar de vida, ficar mais perto da sua família portuguesa e, sobretudo, passar pela experiência de uma vida rural, de um contacto direto e quotidiano com a natureza. Nunca se arrependeu. O velho monte alentejano transformou-se na sua casa, aqui nasceram os seus dois filhos. Regressou a Londres e recentemente foi candidato ao Parlamento inglês. Vários artigos se escreveram sobre ele (Sábado, RTP  e TSF são alguns exemplos). Mas a paixão pelo montado leva-o a regressar ao montado sempre que pode.

Já este ligado à organização ambiental internacional WWF, onde coordenou um projeto de desenvolvimento sustentado e onde foi consultor para a área da cortiça e manutenção do montado de sobro. Foi também o autor do muito noticiado The Cork Report, um estudo publicado em Inglaterra onde se desmistifica as acusações feitas às rolhas de cortiça por oposição aos vedantes sintéticos. Juntamente com a sua mulher, um dos membros fundadores da SOS LYNX, (Associação de Defesa da Fauna e Flora de Portugal), publicou o livro o Tigre Algarvio, uma obra inédita sobre uma das espécies mais ameaçadas do montado e em vias de extinção, o lince ibérico. As suas Crónicas do Montado foram escritas em exclusivo para a APCOR e narram algumas das muitas venturas e desventuras deste casal enfeitiçado pela magia do montado.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar