A rolha de cortiça – da floresta à utilização

Home / / A rolha de cortiça – da floresta à utilização

APCOR edita mais um livro sobre cortiça

“A rolha de cortiça – da floresta à utilização” um livro de Margarida Bicho

“A rolha de cortiça – da floresta à utilização” é o título do livro recentemente publicado pela APCOR e da autoria de Margarida Ferreira Bicho. “A elaboração deste trabalho foi norteada pelo desejo de congregar a temática das rolhas de cortiça, de montante a jusante, desenvolvendo-a numa perspectiva global e dirigida para a utilização”, é esta a descrição que a autora faz do livro no seu preâmbulo.

Nas 200 páginas que constituem a obra, o leitor pode ficar a saber os produtos e características da floresta de sobro, assim como a evolução do sobreiro e do montado em Portugal e no mundo, e os problemas que esta espécie enfrenta. Noutro capítulo dedica-se um espaço à produção e qualidade da cortiça, relatando os vários métodos para analisar esta matéria-prima e descrevendo a evolução da produção da mesma.

À indústria de cortiça e à produção de rolhas de cortiça, Margarida Bicho dedica cinco capítulos do seu livro. A autora descreve todos os passos para a elaboração de rolhas de cortiça, desde a preparação da matéria-prima, à fabricação, terminando no acabamento deste vedante. E como a rolha de cortiça é um dos componentes de uma embalagem de vinho, a autora dedica várias páginas a relatar o processo de arrolhamento das garrafas, fazendo ainda referência ao vidro com outro dos componentes e considerando, também, um espaço ao vinho propriamente dito.

Para além de conter bibliografia de interesse, o livro faz ainda uma referência ao projecto Quercus, desenvolvido pela Confederação Europeia da Cortiça para identificar as possíveis causas do TCA – o composto químico que pode provocar maus gostos no vinho.

A obra pode ser consultada na biblioteca da APCOR, não estando disponível para venda.

Artigos Semelhantes
Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar

sentir-a-pele-livro50-anos