Malha de cortiça

Home / / Malha de cortiça

Tricotar cortiça? Designer de moda mostra que é possível

A designer de moda portuguesa Mónica Gonçalves apaixona-se pela cortiça e há uma história que começa. Tira-lhe as medidas, percebe as suas potencialidades, explora as suas características, descobre que esse material 100% natural podia ser transformado em fios. Cria então a malha de cortiça com que faz vestidos, casacos, blusas, coletes, cachecóis, boinas. Após várias tentativas apura a melhor técnica para cortar finos fios de cortiça. Mónica Gonçalves mostra ao mundo que é possível tricotar cortiça com agulhas. Venceu o Concurso EcoFriendly do Portugal Fashion em 2012 com a malha de cortiça.

Comecei por fazer experiências caseiras e logo, desse início, vi que era um material que colaborava e que de alguma forma “falava”. É muito fácil de manipular e de trabalhar, mas quando algo não funciona, a cortiça dá logo de si e mostra que não é viável prosseguir com a ideia — conta

Malha de cortiça. Está lá tudo. Tradição, ecologia, sustentabilidade, modernidade, conforto. A coleção Cork Knitted, criada exclusivamente para a marca Cork&Co., tem peças feitas em malha de cortiça. Na coleção Natural Box aplica a cortiça em pormenores e acabamentos.

Com vontade de estudar e explorar materiais locais e naturais cria a empresa Grigi, em 2013. Grigi nasce de um jogo de sílabas e do italiano “grigio” (cinzento) com um simbolismo que encerra uma força interna que suporta males externos.

A Grigi é um sonho próprio que vingou num cenário de crise e desmoralização

Veja aqui a entrevista com a Designer.

Artigos Semelhantes
Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar

Pelcor