A Rede faz a Força

Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR)

O Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR) é um laboratório de investigação sem fins lucrativos que desempenha um papel importante na definição de normas para a indústria de cortiça portuguesa. Desenvolve investigação nas seguintes áreas: qualidade ambiente, energia, inovação técnica e tecnológica, estratégia, higiene e segurança no trabalho.

O CTCOR é reconhecido pelo governo português como centro de competência e tem cerca de 200 associados. Tem 70% de fundos privados, sendo que o Governo financia o restante valor através de vários organismos.

Saber mais

Confederação Europeia da Cortiça - C.E.Liège

Tem como principal atividade desenvolver investigação e estudos que permitam estabelecer padrões internacionais e trocar conhecimentos com outros institutos e organizações do sector da cortiça. A APCOR é um dos membros da C.E. Liège, juntamente com outras associações nacionais ligadas à indústria da cortiça em diferentes países europeus. É, também, a C.E. Liège que publica e gere a implementação do Código Internacional das Práticas Rolheiras (CIPR) e do Sistema de Acreditação das Empresas mediante o CIPR – o Systecode. Foi fundada em 1987.

Saber mais

Comité Consultif des Forêts y inclus Liège

Comité da União Europeia que monitoriza e analisa as políticas e a legislação que podem afetar o setor da cortiça.

APSL - Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano

Tem por finalidade a defesa e promoção da raça equina Puro Sangue Lusitano. Nesse sentido, apoia os seus associados na sua atividade de criadores de cavalos de raça Puro Sangue Lusitano; estabelece e mantém relações com os departamentos oficiais ligados ao setor e obter o seu apoio técnico ou financeiro; coopera com entidades nacionais e estrangeiras em todas as ações tendentes à realização dos fins da Associação, e representa os associados na prossecução do objeto associativo.

Saber mais

Câmara Municipal de Ponte de Sor

É a terceira maior cidade do distrito de Portalegre, a seguir a Portalegre e Elvas. É sede de um município com 839,71 km2 e 16.722 habitantes. É uma região de intensa produção de cortiça e que tem o maior mosaico feito de cortiça do mundo com o retrato do escritor José Saramago, Prémio Nobel da Literatura. Os terrenos da região estão especialmente vocacionados para o montado de sobro. O escritor José Luís Peixoto, natural de Galveias, Ponte de Sor, foi o padrinho do sobreiro plantado nos jardins da Assembleia da República em dezembro de 2012, no primeiro aniversário da elevação do sobreiro a Árvore Nacional de Portugal.

Saber mais

Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (CINCORK)

O Centro de Formação Profissional da Indústria de Cortiça (CINCORK) está vocacionado para o desenvolvimento de programas de formação quer para jovens em situação de inserção na vida ativa, quer para os ativos das empresas, abrangendo as mais diversas áreas: gestão e manutenção da produção, qualidade, ambiente e energia, higiene e segurança no trabalho, gestão de recursos humanos, gestão e finanças estratégia, gestão comercial/marketing e formação tecnológica específica ao setor.

Saber mais

AIFF – Associação para a Competitividade da Indústria da Fileira Florestal

Apoiar os agentes da fileira no desenvolvimento da floresta portuguesa na sua capacidade de produção de matéria-prima em quantidade e qualidades suficientes e de forma sustentável. É o polo formalmente reconhecido de representação da fileira florestal portuguesa, traduzido pelas subfileiras da cortiça, pasta e papel e madeira. Esta organização reúne os principais agentes mobilizadores de um dos mais relevantes setores da economia portuguesa.

Saber mais

Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP)

É um instituto público de natureza interprofissional que tem por missão assegurar uma imagem de prestígio internacional para as Denominações de Origem (DO), Porto e Douro, e aumentar a perceção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos no respeito dos conceitos de DO e seu terroir.

Saber mais

Câmara Municipal de Coruche

Coruche é uma vila portuguesa que tem menos de 5.000 habitantes e pertence ao distrito de Santarém. É sede de um dos maiores municípios de Portugal com 1.115,72 Km2 de área para apenas 19.944 habitantes. É um município com montado de sobro e é no seu território que está localizado o Observatório do Sobreiro e da Cortiça, um edifício revestido a cortiça, arquitetonicamente desenhado para criar uma metáfora do sobreiro enquanto elemento vivo. Tem laboratórios, oficinas dedicadas ao estudo de temáticas relacionadas com o sobreiro e a cortiça, um centro de documentação que reúne elementos bibliográficos sobre a foleira da cortiça.

Saber mais

Câmara Municipal de Gaivão

Vila portuguesa do distrito de Portalegre, região do Alentejo, com 1.609 habitantes. É sede de um município com 294,59 km2 e 4.132. É uma zona de montado do sobro e que alberga várias empresas de extração da cortiça.

Saber mais

FILCORK - Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça

É uma associação de estruturas representativas do conjunto dos agentes organizados da fileira da cortiça que tem como um dos objetivos a concertação interprofissional entre todos os agentes que trabalham na fileira da cortiça, promovendo uma articulação global entre os vários intervenientes deste setor. É a primeira associação interprofissional do setor florestal em Portugal reconhecida oficialmente em 2008. Dedica-se aos problemas da fileira, é um interlocutor institucional credível e eficaz na defesa dos interesses da cortiça.

Saber mais

ViniPortugal

A Associação Interprofissional do Setor Vitivinícola é uma associação privada sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar e promover o setor vinícola português. É a entidade gestora da Marca Wines Of Portugal e promove a imagem de Portugal enquanto produtor de vinhos de excelência. Wines of Portugal está presente em quatro continentes e 11 mercados estratégicos. Fundada em 1997, investe cerca de 7 milhões de euros por ano e promove mais de 1000 ações de promoção dos vinhos portugueses.

Saber mais

Casa do Azeite

A associação patronal de direito privado, de âmbito nacional, constituída para defesa e promoção dos interesses dos seus associados. A Casa do Azeite é um organismo cuja missão encontra as suas raízes no Azeite de Marca, repartindo a sua atividade pelo apoio aos produtores e embaladores e pela promoção de Azeite de Marca junto dos consumidores. Tem mais de 65 empresas associadas ao Azeite de Marca, representando, no seu conjunto, cerca de 95% de todo o Azeite de marca embalado em Portugal.

Saber mais

Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

O concelho de Santa Maria da Feira tem uma área de 213,45 km2 e 139.312 habitantes. Pertence ao distrito de Aveiro e faz parte da Área Metropolitana do Porto. É neste município que está o maior polo mundial de transformação da cortiça, o maior número de empresas deste setor, a APCOR e outras entidades que trabalham uma diversidade de áreas relacionadas com este ramo de atividade. Tem quase 500 empresas de cortiça instaladas no seu território. O líder mundial do setor da cortiça, Grupo Amorim, tem a sua sede em Santa Maria da Feira.

Saber mais
Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar