Serviços

Home / Quem somos? / Serviços

A Cortiça na Palma da Mão

Inovar para crescer é o mote que tem levado a APCOR a promover e a incentivar a inovação e o desenvolvimento como fatores de sucesso do setor e, consequentemente, das empresas. Através de parcerias com centros de investigação, empresas, escolas e universidades, e outras associações, a APCOR desenvolve projetos que cobrem diversas áreas com um enfoque particular para a descoberta de novas aplicações. O conhecimento do sobreiro e da cortiça tem motivado novas áreas de investigação que mobilizam equipas multidisciplinares e que têm gerado saberes e práticas que são implementadas pelos agentes do setor.

Serviços de Apoio

A APCOR disponibiliza aos seus associados um conjunto de serviços em diversas áreas: Apoio Jurídico com incidência nas questões laborais e direito do trabalho, Licenciamento Industrial e Apoio nas áreas do Ambiente, Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho com relevo para as vistorias e inspeções necessárias, Apoio Económico e Fiscal com destaque para a informação sobre projetos e linhas de apoio públicas.

Organiza workshops, seminários e congressos sobre várias temáticas, com especial destaque para a Gala Anual da Cortiça e o Jantar de Natal.

A APCOR disponibiliza as suas instalações para eventos particulares dos seus associados. Para a satisfação dos seus associados, a associação dispõe ainda um leque de protocolos com entidades distintas e que apresentam condições vantajosas para as empresas do setor. Destacam-se os protocolos estabelecidos nas áreas da Banca, Seguros, Consultadoria, Hotelaria, Fornecedores da Indústria da Cortiça, entre outros.

Informação

A APCOR recolhe, gere e divulga todo o conhecimento que é produzido sobre a cortiça e os seus produtos. Assume-se como o centro de informação do setor da cortiça. Possui uma biblioteca e mediateca, um sítio acessível em www.apcor.pt e www.realcork.org, uma fototeca e um arquivo de artigos nacionais e internacionais sobre a cortiça e setores relacionados. Possui o jornal Notícias APCOR, o Boletim Estatístico, brochuras e folhetos sobre a cortiça e seus produtos. Possui também uma parceria com meios de comunicação onde divulga as mais recentes notícias do setor, como por exemplo o Diário Económico e estabelece uma relação regular com os media regionais, nacionais e internacionais, quer através de visitas ao setor, quer pelo envio de informação.

A APCOR elabora estudos setoriais com caráter analítico e prospetivo e estudos sobre as preferências do consumidor e colabora com outras entidades em trabalhos mais genéricos sobre a fileira da cortiça ou a fileira florestal.

Promoção e internacionalização

Todos os anos, são desenvolvidas ações de promoção e valorização da cortiça através da realização de diversas iniciativas de caráter nacional e internacional: campanhas, seminários, workshops, congressos, eventos variados, etc. Os seus projetos são desenvolvidos em parceria com as entidades públicas, mas o apoio dos seus associados e das empresas e associações congéneres nos vários países tem sido fundamental para afirmar a cortiça como produto de excelência.

A voz da cortiça tem chegado aos vários continentes (Europa, Ásia, América e Oceânia) e o reconhecimento da cortiça como produto de excelência no mundo tem a marca APCOR.

Inovação e desenvolvimento

Inovar para crescer é o mote que tem levado a APCOR a promover e a incentivar a inovação e o desenvolvimento como fatores de sucesso do setor e, consequentemente, das empresas. Através da parceria com centros de investigação, empresas, outras associações, escolas e universidades, desenvolve projetos que cobrem diversas áreas com um enfoque particular para a descoberta de novas aplicações para a cortiça.

O conhecimento do sobreiro e da cortiça tem motivado, continuamente, novas áreas de investigação que mobilizam equipas multidisciplinares, tendo gerado saberes e práticas que são implementadas pelos agentes do setor.

Formação

A aposta na formação profissional é uma preocupação constante. O Centro de Formação Profissional da Indústria da Cortiça (Cincork), sedeado em Santa Maria de Lamas, assume um papel fundamental nesta matéria. Trata-se de uma entidade protocolada entre a APCOR e o Estado Português, através do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Qualidade

Em parceria com a Confederação Europeia da Cortiça (CELiège), a APCOR promove, divulga e apoia a implementação do Código Internacional das Práticas Rolheiras e o respetivo sistema de qualidade, o Systecode. As empresas são auditadas anualmente, por uma entidade externa, de modo a assegurar que cumprem os requisitos do sistema. Em Portugal, o Systecode está implementado em cerca de 300 empresas.

A APCOR assume um papel ativo na dinamização de diversos sistemas de gestão da qualidade de interesse para o setor, sendo de destacar a certificação florestal.

Normalização

A APCOR é o Organismo de Normalização Setorial, dinamizando o trabalho da Comissão Técnica de Normalização no domínio da cortiça e respetivas subcomissões. Um trabalho que é realizado em parceria com o Instituto Português da Qualidade e que visa a análise, melhoria e atualização das normas para dar resposta aos padrões mais exigentes dos clientes e consumidores do setor. Foi criado um Guia de Normalização para o setor da cortiça que dá conta das normas em uso.

Contratação coletiva

A APCOR representa a indústria da cortiça nas negociações das Convenções Coletivas de Trabalho com os Sindicatos, procurando incentivar o desenvolvimento competitivo das empresas e melhorar as condições socioeconómicas dos seus trabalhadores. Promove reuniões entre a Direção da APCOR e os vários Sindicatos, no sentido de gerar consensos sobre as várias temáticas relacionadas com as questões laborais, determinadas pelas sucessivas alterações do enquadramento legal nacional.

Cooperação institucional

A cooperação entre organismos do setor da cortiça e setores adjacentes é outro objetivo da APCOR. Deste modo, a APCOR, juntamente com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), por acordo protocolar, fundou o Centro Profissional da Indústria da Cortiça (Cincork) – entidade que desenvolve uma oferta formativa diversa, mas focalizada nas necessidades do setor.

A APCOR é sócia fundadora do Centro Tecnológico da Cortiça (CTCOR), centro de competência e laboratório de investigação em diversas áreas. A APCOR é, também, membro da Confederação Europeia da Cortiça (CELiège) – entidade que reúne as várias associações ligadas à indústria da cortiça em diferentes países.

A promoção cruzada da cortiça com outros produtos portugueses como o vinho e o azeite, ou o desenvolvimento de atividades relacionadas com a floresta, o ambiente, o design e as novas aplicações, levam a APCOR a estabelecer parcerias de colaboração com um conjunto de entidades nacionais e internacionais.

Protocolos

A APCOR estabeleceu protocolos de cooperação com diversas entidades que trazem vantagens aos seus associados e permitem divulgar novos produtos e serviços dessas estruturas junto dos seus membros. As principais parcerias são:

A APCOR estabeleceu protocolos de cooperação com diversas entidades que trazem vantagens aos seus associados e permitem divulgar novos produtos e serviços dessas estruturas junto dos seus membros. As principais parcerias são:

O leque de protocolos estende-se a entidades em áreas tão distintas como: Banca, Seguros, Consultadoria, Hotelaria, Fornecedores da Indústria da Cortiça, entre muitos outros. Se é associado entre na área reservada para consultar mais informação.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar