Rolha é amiga do ambiente

Home / Rolha é amiga do ambiente

A produção de uma rolha de cortiça é mais ecológica do que a produção dos vedantes alternativos. Ao analisar o ciclo de vida das rolhas de cortiça versus cápsulas de alumínio e vedantes de plástico, a rolha de cortiça apresentou vantagens ambientais face aos vedantes alternativos, nos diferentes indicadores.

No que diz respeito à emissão de gases com efeito de estufa, o vedante de plástico emite 10 vezes mais CO2 que uma rolha de cortiça e as emissões de CO2 da cápsula de alumínio são 24 vezes superiores às da rolha de cortiça.

Estes resultados consideram que cada rolha de cortiça 45×24 retém 6,4g de CO2, correspondentes ao carbono incorporado em cada rolha através do processo de fotossíntese, sendo o impacto por fase de ciclo de vida resumido na tabela seguinte:

Na verdade, uma rolha natural, considerada em conjunto com todo o montado que dela depende, chega a reter 112g de CO2 por cada unidade.

Fonte: PricewaterhouseCoopers/ECOBILAN, “Evaluation of the environmental impacts of Cork Stoppers versus Aluminium and Plastic Closures” (2008)

Mas a rolha de cortiça é amiga do ambiente em muitos outros aspetos.

Cortiça Plástico Alumínio
Origem
Produto florestal, não poluente, cuja extração é realizada de 9 em 9 anos sem danificar a árvore. Petróleo; fonte não renovável. Mineral; fonte não renovável.
Consumo energético Baixo Elevado Elevado
Alterações Climáticas A cortiça é um sumidouro de carbono. Uma parte significativa das necessidades energéticas do processo produtivo é satisfeita a partir da utilização da biomassa. Os processos petroquímicos apresentam um elevado impacto ao nível das emissões de gases com efeito de estufa. A produção primária de uma tonelada de alumínio emite, em média, 12t de CO2. O processo industrial de transformação de alumínio em produto final (cápsula) origina emissões adicionais de CO2.
Emissões de CO2 (g)/1000 vedantes 1 437g 14 716g 37 161g
Biodiversidade
A indústria de cortiça promove e sustenta o ecossistema do montado do qual dependem muitas espécies animais. A extração e transporte de petróleo e refinação dos respetivos produtos têm um impacto potencialmente negativo muito significativo nos ecossistemas. As minas de bauxita têm um impacto potencialmente negativo muito significativo nos ecossistemas.
Reciclabilidade 100% reciclável com baixo consumo de energia Taxas de reciclagem mais baixas 100% reciclável com alto consumo de energia
Relação com vinho Permitem a micro-oxigenação e envelhecimento em garrafa;

Adaptam-se a vários gargalos, mesmo que estes tenham irregularidades;

Capazes de resistir perante alterações de temperatura e diferentes pressões;

Relação ancestral com o vinho e a preferida dos consumidores.

São difíceis de extrair e reintroduzir;

São difíceis de retirar do saca-rolhas;

Estimulam a elevada oxidação nos primeiros 12 meses;

Têm tendência a absorver aromas e podem transmitir aromas estranhos ou gostos;

Ganharam aceitação inicial, mas estão a perder mercado.

Estimulam o desenvolvimento de odores a sulfureto;

Exigente controlo na linha de engarrafamento, com tolerância que pode atingir 0,1 milímetros;

Vulneráveis a choques físicos durante o transporte e armazenamento, causando uma “oxidação aleatória”;

Poderão retardar a evolução do vinho, provocando a redução;

Não foram testadas para armazenamento prolongado do vinho;

Cápsulas facilmente violadas;

Associadas a vinho barato.

Várias opções

A indústria da cortiça possui uma gama completa de rolhas que se adaptam à enorme diversidade de garrafas e a todo o tipo de vinho. A cortiça garante eficiência técnica e um amplo leque de tipologias, apresentado nas seguintes categoriais:
Rolha Natural | Peça única extraída por brocagem de um traço de cortiça.
Rolha Natural Colmatada | Rolhas naturais cujos poros estão preenchidos com pó de cortiça.
Rolha de Champanhe | Rolhas que fazem parte das rolhas técnicas com um corpo aglomerado e com um, dois ou três discos num dos topos, mas com um diâmetro maior que as rolhas normais.
Rolha Técnica (1+1) | Constituídas por um corpo de cortiça aglomerada muito densa e com discos de cortiça natural colados em um ou nos dois topos.
Rolha Técnica Micro Granulada | Rolhas de nova geração com um corpo de cortiça aglomerada de granulometria específica.
Rolha Capsulada | Rolhas de cortiça natural em cujo topo é colada uma cápsula de madeira, PVC, metal, vidro, etc.
Para mais informações sobre rolhas de cortiça faça o download do Manual Técnico sobre Rolhas de Cortiça (Português, Inglês, Francês, Alemão e Italiano).
Se deseja adquirir rolhas de cortiça, visite a página Corkplace.

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar