3DC Intelligent Nature, Lda.

Home / Entrevistas associados / 3DC Intelligent Nature, Lda.

3DC Intelligent Nature, Lda.

Produzimos produtos de cortiça que aliam o saber ancestral ao design e tecnologia – Sara Nunes, CEO e sócia-fundadora

A 3DC Intelligent Nature, Lda. nasceu em 2006 pelas mãos de Bernardo Nunes, quando o sócio fundador decidiu aventurar-se numa iniciativa empresarial própria, e pela filha Sara Nunes, que agarrou e o acompanhou neste desafio. Nessa altura, começaram com seis colaboradores, quatro operadores de máquinas que se dedicavam exclusivamente à produção de componentes moldados para calçado, e dois com a gestão da empresa, clientes e mercados. Nos dias de hoje, contam com um quadro de cerca de 30 pessoas, divididas por vários departamentos desde a produção, logística, atendimento a clientes, comercial e desenvolvimento. A empresa, que tem as suas instalações em Paços de Brandão, foi, ao longo dos anos, diversificando os seus segmentos de mercado e, hoje, produzem mais do que os componentes para o calçado. “Concebemos artigos para a casa, o desporto e, ainda, oferecemos produtos customizados e à medida do cliente”, explica Sara Nunes, CEO e sócia-fundadora. Para além da produção de artigos por moldação, utilizam, também, outras tecnologias como o fresado e o CNC, “produzimos e comercializamos produtos de cortiça aliando o saber ancestral do trabalho da cortiça ao design moderno e à tecnologia”, refere a empresária.

Em 2010, lançaram a primeira marca própria, a 3DCORK e, no final de 2021, a NATTU, cobrindo os segmentos de produtos habituais, mas apostando, cada vez mais, no design, na tentativa de alargar o mercado que tem a Europa como principal destino.

Ao nível da qualidade, Sara Nunes explica que “de 2012 a 2020 fomos certificados pela ISO 9001. Mas, no ano em que começou a pandemia, sentimos que nos devíamos reorganizar e implementar procedimentos mais adequados, e, por isso, nesse ano não renovamos a certificação. No entanto, este ano vamos voltar a esta certificação.”

No que toca a projectos de I&D, a empresária aponta que têm “participado em diversos projectos com o Centro Tecnológico do Calçado, do qual destacamos, pela sua dimensão e relevância, o FAMEST (Calçado e tecnologias avançadas de materiais, equipamentos e software).”

A sustentabilidade é outras das apostas da empresa, pelo que se comprometem a abraçar quatro pilares: design, onde pretendem aliar beleza e funcionalidade, as peças têm uma função na vida de cada um; produção, utilizam cortiça reciclada e dão vida às “sobras de cortiça” da sua produção, com o exemplo das peças desenvolvidas com cortiça e EVA; energia, com a instalação de painéis solares; e pessoas, ao fazer parte do crescimento das pessoas e melhorando a sua vida.

Promoção e inovação para o sector

Do ponto de vista sectorial, Sara Nunes afirma que “o sector da cortiça em Portugal é o único em que somos líderes mundiais, pelo que é com muito gosto que somos sócios da APCOR que representa o sector.” Do trabalho desenvolvido pela associação, destaca “o projeto InterCork que, desde a sua génese, é de extrema importância para trazer para o mundo a imagem da cortiça, do que ela representa e do potencial que encerra.”

A empresária afirma, ainda, que “tem sido feito um esforço, nos últimos anos, para a modernização das empresas do sector. No entanto, penso que seria benéfico haver maior ligação das empresas ao Centro Tecnológico da Cortiça e do centro tecnológico às empresas, entendendo o que estas necessitam e configurando-se como a entidade na dianteira para a inovação e desenvolvimento.”

In, Notícias APCOR nr.103

Associado nr. 376

Contato: 3DC Intelligent Nature, Lda.

Contacte-nos

Start typing and press Enter to search