António Custódio da Conceição & Filhos, Lda.

Home / Entrevistas associados / António Custódio da Conceição & Filhos, Lda.

António Custódio da Conceição & Filhos, Lda.

“Operamos da melhor forma que sabemos e somos fiéis ao tradicional” – António Custódio da Conceição, gerente

A empresa António Custódio da Conceição & Filhos, Lda. foi criada em 1999, pelo próprio António Conceição, e está localizada no concelho de São Brás de Alportel, na região do Algarve. Quando a fábrica foi adquirida, funcionava com três/quatro trabalhadores, mas com a evolução do negócio foi possível expandir o espaço, tendo atingido, no seu ponto alto, um número de funcionários superior a 20. No entanto, a crise de 2008 teve um impacto negativo na empresa e, desde então, a diminuição do número de trabalhadores tem sido uma realidade, atingindo, nos dias de hoje, cinco colaboradores.

A António Custódio da Conceição & Filhos, Lda. dedica-se à preparação de cortiça, sendo que a sua produção é sobretudo cortiça enfardada (fardos) das seguintes categorias: 1ª-5ª 18-24, 1ª-5ª 12-18, 1ª-3ª 11-13, 1ª-2ª 6-10 e, também, aparas e refugo.

A empresa trabalha, sobretudo, para o mercado nacional, principalmente para o Norte do país, fazendo chegar a sua cortiça a várias fábricas para a mesma ser transformada, e, também, pontualmente, para o mercado espanhol.

A certificação Systecode (acreditação mediante o Código Internacional das Práticas Rolheiras) é a grande aposta da empresa, que, desde 2000, início da implementação deste sistema, tem seguido as regras com “rigor e profissionalismo, operando da melhor forma que sabemos, sempre fiéis ao tradicional”, refere António Conceição, gerente.

Consumidor procura informação sobre cortiça

Como associada da APCOR, o empresário refere que “a APCOR, na nossa perspectiva, desempenha um papel importante na defesa dos interesses das empresas e, igualmente, na transmissão de informação atempada sobre o que se passa no sector corticeiro.”
Ao nível do setor, António Conceição diz que “o estado actual é uma incógnita. É certo que os preços aumentaram exageradamente no mato e estamos na expectativa de ver o que vai acontecer na restante cadeia de valor.” E continua: “seria importante controlar os preços da matéria-prima nos proprietários, por exemplo, limitar à valorização de X% ao ano.”

António Conceição considera, também, que “os consumidores procuram cada vez mais informação sobre os vedantes.” Por isso, “deixo a sugestão de incluir informações relativas à rolha na rotulagem das garrafas de vinho. Esta poderia ser uma forma de valorizar o produto de qualidade e, ao mesmo tempo, aumentar a literacia em cortiça junto do consumidor comum que procura cada vez mais estar informado.”

In, Notícias APCOR nrº 104

Associado nrº 365

Contato: António Custódio da Conceição & Filhos, Lda.

Contacte-nos

Start typing and press Enter to search