Corkap, Lda.
A Corkap, Lda. nasceu em 2005 e tem como sócios fundadores Rui Pedro Lopes Dias Coelho e André Filipe Lopes Dias Coelho. Situada em Fiães, tem no mercado interno o seu foco, com 80 por cento das suas vendas, sendo que os restantes 20 por cento são destinados ao mercado externo. Os produtos fabricados cobrem a panóplia de rolhas de cortiça existentes, desde as naturais, colmatadas, técnicas (aglomeradas, 1+1 e micro), e, ainda, as rolhas capsuladas. Anualmente, a empresa produz vinte e cinco milhões de unidades e conta com 16 colaboradores.
Tendo “a qualidade como compromisso”, André Coelho, gerente da Corkap, Lda. revela que “a empresa está certificada pela ISO 9001:2008 (Qualidade), ISO 22000:2005 (Sistema de Gestão da Segurança Alimentar) e está em fase final de implementação do BRC PACKAGING.”

E explica: “os mercados são cada vez mais exigentes, o que levou a nossa empresa a optar pela certificação BRCGS (British Retail Consortium). O padrão BRCGS é reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI), um programa que visa harmonizar os padrões internacionais de segurança alimentar com o apoio dos principais fabricantes de alimentos do mundo. O reconhecimento do GFSI significa, portanto, que se pode usar o padrão global BRCGS para atender aos requisitos desses principais participantes em um único sistema de gestão de segurança alimentar reconhecido internacionalmente.”
“A Corkap, Lda. vende directamente às caves e adegas, e os nossos clientes exigem estas certificações, por isso temos apostado mais nestes sistemas, do que, por exemplo, no Systecode”, refere o empresário.
A aposta da empresa tem passado, também, pela melhoria contínua em todos os processos. Por isso, “tem vindo a apostar em processos para garantir a melhor qualidade das suas rolhas, reduzindo não só o TCA, mas também outros odores que possam ser transmissíveis ao vinho. Este processo de controlo é um método revolucionário no controlo sensorial dos lotes produzidos em que 100% das rolhas são inspecionadas sensorialmente”, explica André Coelho.

Olhar mais para a rolha natural
Como associado da APCOR, o empresário regista um conjunto de serviços que são uma mais-valia para a sua empresa: “o acesso à legislação laboral actualizada, a informação e as novidades do e para o sector e as actividades que o sector promove.” André Coelho fala, ainda, dos projectos da APCOR, que diz conhecer bem, e exemplifica: “o Intercork é muito relevante para o nosso setor, pois promove os nossos produtos em todo o mundo, o programa Formação PME, para apoio às empresas de menor dimensão em várias áreas, entre outros.”
A nível sectorial, o empresário apela para uma atenção especial à rolha natural. “Este é o principal produto do nosso sector, o nosso ouro, e devíamos fazer uma aposta maior na promoção deste produto, não podemos dar mais destaque às outras rolhas do que damos às rolhas naturais.” Remata, ainda, com uma nota à importância de afirmar o sector pela “inovação e sustentabilidade.”