Corticeira Viking, Lda.

Home / Entrevistas associados / Corticeira Viking, Lda.

Corticeira Viking, Lda.

Dar resposta aos clientes e acompanhar as tendências – Américo Cita, fundador da Corticeira Viking, Lda.

A Corticeira Viking, Lda. nasceu em 1995 e resultou de uma parceria entre Ake Sandgren (distribuidor sueco de vários produtos, incluindo cortiça) e Américo Cita (responsável pela produção de objectos em cortiça). “Inicialmente a parceria começou com a distribuição de rolhas de cortiça, pois na Suécia não podiam importar vinho em garrafa e então engarrafavam o vinho importado a granel”, recorda Américo Cita.

Rapidamente esta parceria se alargou a outros produtos que não rolha como casa-lar, desporto, calçado pois “os clientes pedem-nos determinados produtos e nós tentamos sempre dar resposta, mesmo aos pedidos mais complicados”, afirma o empresário. E continua: “fomos seguindo um pouco as modas … avançamos para os brinquedos, quando fizemos algumas peças para uma escola Montessori, depois para as malas, carteiras e mais recentemente o Yoga.” “Temos de acompanhar a inovação, ter diversidade e capacidade de responder quer a pequenas encomendas, quer a encomendas de grande dimensão”, regista Américo Cita. Inicialmente contavam com quatro colaboradores e exportavam para os Países Nórdicos, Canadá, Correia do Sul, Alemanha. Nos dias de hoje, a equipa é composta por 19 colaboradores e exportam para 37 países, que representam aproximadamente 90 por cento do negócio da empresa. Os cerca de 3,5 milhões de euros facturados anualmente têm a seguinte divisão por segmento de produto: 40 por cento casa-lar, 30 por cento desporto, 20 por cento malas e gifts e dez por cento área industrial (onde se destaca a cortiça virgem usada em vasos, hortos, aquários, entre outros).

Ambiente e Inovação

A Corticeira Viking, Lda. afirma-se, ainda, como uma empresa defensora do ambiente, muito presente na produção. Os materiais utilizados seguem uma política interna de qualidade e de responsabilidade ambiental, já que todo o excedente de cortiça de uma produção é re-utilizado e é matéria-prima para outro produto. “Há mais de 20 anos que defendemos que a cortiça é um produto natural e amigo do ambiente e sempre temos agido pela defesa da ecologia”, afirma Américo Cita. A qualidade e a responsabilidade social também estão nas directrizes da empresa, até porque são certificados pelas normas ISO 9001 – Qualidade e SA 8000 – Responsabilidade Social. Renato Espírito Santo, filho do fundador e que agora ocupou um lugar de gestão na empresa, refere que “esta norma é bastante exigente, mas é uma bandeira para a empresa e ajuda-nos a diferenciar-nos no mercado.” Esta norma aborda questões como: trabalho escravo e infantil, saúde e segurança do trabalho, liberdade de associação e negociação coletiva, discriminação, práticas disciplinares, jornada de trabalho, remuneração e sistemas de gestão. Além de definir normas de trabalho em todo o mundo, a SA 8000 contempla acordos com as convenções da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Esta foi uma das medidas implementadas pela nova geração de responsáveis da empresa (dois em Portugal e dois na suécia) que também têm apostado na imagem e comunicação da Corticeira Viking, como por exemplo garantir a presença em feiras para divulgar os produtos e angariar mais clientes. É neste domínio que Renato Espírito Santo refere o apoio da APCOR pois “há vários clientes que chegam até nós via os mecanismos que a associação tem para divulgar os seus associados.” O gestor refere, ainda, o novo espaço da APCOR, o Cork Welcome Center, como um “excelente meio para divulgar os produtos do sector.” Quanto ao futuro a visão de Renato Espírito Santo é “continuar a fazer bem aquilo que a empresa já faz bem e ir apostando em mais Design e promoção de modo a continuar a manter, mas também fazer crescer um negócio que é nosso.”

In, Notícias APCOR Julho, Agosto, Setembro 2019

Associado nr. 320

Contato: Corticeira Viking, Lda.

Contacte-nos

Start typing and press Enter to search