“Para começar, na minha opinião, a rolha de cortiça é indissociável do champanhe. Não imagino pôr um vedante na garrafa de champanhe de outro material que não a cortiça. Quando abrimos uma garrafa de champanhe, penso que retirar o muselet e depois a rolha faz parte do ritual e do mito do champanhe.”
"Para mim, a cortiça é o melhor vedante que existe para o vinho. Há uma ligação muito forte entre a uva, a madeira utilizada para os barris da nossa adega, e a cortiça que, no fundo, dá simplesmente continuidade …"
"A história da cortiça é muito mais antiga que a história da Niepoort. As primeiras garrafas foram produzidas no século XVII. Este é um desses exemplos, e a cortiça foi a escolha perfeita para impedir que o vinho saísse da garrafa. É incrível poder abrir um vinho de 1863 e saber que a cortiça ainda funciona."
"A rolha de cortiça é sinónimo de longevidade e qualidade."
“Como vedante, usamos exclusivamente rolhas de cortiça, continuamos a preferir este método que está perfeitamente testado. Os profissionais do vinho perguntam-me muitas vezes porque não usamos vedantes alternativos, particularmente cápsulas, para vinhos de consumo rápido como Côtes-du-Rhone brancos e rosés. A minha resposta é que o vinho não é apenas uma técnica, é também uma emoção e há pessoas por trás desta emoção.”
“(…) uma decisão, aparentemente simples, tomada por vários produtores de vinho como a de usar vedantes sintéticos em vez de rolhas de cortiça natural tem um impacto a longo prazo. Entender a razão pela qual alguém quer encontrar um tampão feio e sintético no gargalo de uma garrafa, é algo que me ultrapassa. No entanto, esta prática está a causar graves alterações nos montados em Portugal e Espanha”
“A rolha de cortiça é um produto que elevou Portugal à categoria de líder mundial do setor e, portanto, deve ser promovido por todos os portugueses”
“É um material natural de qualidades únicas. A sua aplicação e pesquisa sobre as suas possibilidades encontram hoje uma expetativa muito favorável, recuperando e ampliando a apetência de décadas atrás”
“O Montado é a ‘floresta tropical’ de Portugal e um dos mais importantes habitats da Europa. Preserva cultura rural antiga que coexiste na perfeição com a natureza, mas que só sobreviverá se a cortiça mantiver o seu valor como produto internacional. (…) cada vez que tirarem uma rolha de uma garrafa, irão ouvir sempre na sua mente o som ritmado do descortiçamento ou a melodia de um pássaro a ecoar. Um sabor único para um copo de vinho”
“A cortiça é produzida para e pelo bem-estar de uma significativa comunidade na Europa. Enquanto seres humanos, temos a obrigação de assegurar a subsistência e a continuidade da vida dessas comunidades sempre e onde quer que seja possível, especialmente quando se trata de um produto autossustentável. A cortiça é humana. É parte de nós e nós somos parte dela”
“A desflorestação causa mais aquecimento global do que todos os carros, camiões, autocarros, aviões e barcos existentes na Terra. A floresta de sobreiro da região do Mediterrâneo é uma das mais ricas do mundo em termos biológicos e não são cortadas árvores na produção de cortiça. (…) Descortiçar os sobreiros de forma sustentável preserva empregos e demove a utilização de alternativas à base de combustíveis fósseis”
“Comecei a utilizar a cortiça em 2003 e descobri que este fantástico material tinha um potencial superior. É fácil de limpar, saudável, natural, acolhedor e bonito. Além disso, as pessoas começam a estar mais atentas aos materiais naturais e a ficarem cansadas do plástico brilhante. A cortiça é ideal!!! É totalmente não tóxica, resistente ao bolor e impermeável”
“O pavimento de cortiça é o ideal para quem procura beleza, conforto, durabilidade e sustentabilidade. É dos poucos que é 100% sustentável. Adoro a sua versatilidade. É suave, confortável, quente, tem propriedades isolantes, nomeadamente do ruído, é hipoalergénico, resistente ao bolor e impermeável. Por isso, pode ser aplicado em qualquer divisão da casa”
“Chegámos a usar alguns vedantes sintéticos e até de alumínio, mas ao evoluirmos para um negócio mais sustentável decidimos voltar à rolha de cortiça 100% natural. É um ótimo vedante e o facto de ser um produto natural foi uma das principais razões para a nossa escolha”
"A cortiça revelou ser um material com muitos pontos fortes, incluindo ser sustentável, leve e resistente."
“O sobreiro é uma imagem poderosa de resistência e de força. Essas são caraterísticas essenciais do país em que acredito”
“Não faz sentido hoje optar-se por vedantes sintéticos ou cápsulas quando existe um vedante natural, biodegradável e amigo do ambiente, como é o caso da cortiça”
“A fileira da cortiça tem contribuído para o sustentar do bom resultado global das exportações portuguesas."
“A cortiça é sem dúvida um dos mais extraordinários produtos da natureza.”
“Elaboramos cava com mais de 150 anos e ele é vedado com rolha de cortiça, evidentemente. O seu uso é indiscutível. O comportamento da cortiça é muito melhor, a sua lenta permeabilidade favorece a ‘crianza’ e a evolução do cava.”
“A cortiça é o único vedante que garante o futuro dos meus vinhos.” “Quando falamos de cavas em que o peso histórico é importante, em que o envelhecimento é fundamental, em que o vinho será consumido dentro de 100 anos, a única referência com este peso histórico é a cortiça. Cortiça é tradição, hermeticidade e perfeição.”
“A cortiça é o companheiro perfeito para o cava e para o vinho”
“A cortiça é em primeiro lugar o orgulho da adega. Quando abrimos a garrafa é uma imagem que transmitimos ao consumidor. A cortiça é um produto natural e sustentável, de momento, não vejo alternativa à cortiça natural.”
“A cortiça e o sobreiro são um precioso património cultural, ambiental e económico, e sinónimo de excelência. Na minha profissão procuro sempre a máxima qualidade e é por isso que eu apoio a cortiça e assumo o papel de seu embaixador em Itália.”
“Simplesmente fantástico o mundo da cortiça! Do respeito total à natureza até à mesa do consumidor final, este material tem uma força ativa e forte colaboração na preservação das qualidades de um vinho. Do montado à mesa, uma viagem onde todo o cuidado é perseguido e praticado, a cortiça é trabalhada de forma ecologicamente correta além de ser cem por cento aproveitada.”
“A cortiça é um material excelente para trabalhar, porque é flexível, leve, macia, qualidades imprescindíveis para um designer têxtil.”
“Sobretudo para os tintos de excelência, para guardar, é absolutamente impensável utilizar uma rolha que não seja de cortiça natural.”
“A cortiça já faz parte dos valores subjacentes a qualquer grande vinho: tradição, longevidade, uma estética apurada do rótulo e da embalagem e até o ritual de abertura.”
“A rolha de cortiça é o melhor vedante que existe e, além do mais, é um produto natural que vai ao encontro das nossas preocupações pelo meio-ambiente.”
“É durante o longo período de maturação em garrafa, enquanto se esperava que o vinho evoluísse e ganhasse essa complexidade excecional, que o papel da rolha ganha preponderância, revelando-se extraordinariamente importante.”
"No Vinho do Porto sempre se utilizou rolha de cortiça. Que eu saiba, ainda hoje não se utiliza outro tipo de vedante. Quando o consumidor descobre que um vinho não tem rolha de cortiça, acha estranho e desconfia da qualidade".
"Obviamente, a rolha de cortiça é importante porque conserva o vinho dentro da garrafa. Mais especificamente, em vinhos clássicos classificados para envelhecimento, como é o caso do "Vintage Port", a rolha é fundamental, pois deixa o vinho evolucionar e respirar nas melhores condições.”
"A rolha faz parte do envelhecimento do vinho e o vintage tem que envelhecer."
“Só utilizo rolhas de cortiça natural nos meus vinhos de gama alta, tintos ou brancos.”
“Não há produto nenhum que tenha a elasticidade, a memória elástica e os atributos únicos que a cortiça possui. Por outro lado, há todo um ritual à volta da abertura de um vinho de qualidade que é impensável ser reproduzido com uma cápsula com rosca de alumínio ou com um vedante sintético.”