Auditoria às empresas revela declínio do TCA

Home / Auditoria às empresas revela declínio do TCA
Cork Quality Council (EUA) revela declínio nos problemas do TCA

Uma análise recente do Cork Quality Council, um grupo de empresas de cortiça nos EUA, revelou que os problemas de TCA (o composto químico que origina maus sabores no vinho) diminuíram na ordem dos 80 por cento, nos últimos quatro anos.

O director desta organização, Peter Weber, disse que: “analisamos 24 mil amostras de rolhas de cortiça e detectamos níveis de um nanograma por litro de vinho – um valor abaixo do que é considerado como causa de maus aromas no vinho. Aproximadamente 94 por cento das amostras estavam abaixo dos dois nanogramas por litro e cerca de 80 por cento tinham níveis inferiores a um nanograma por litro.”
Segundo a Australia Winestate Magazine, o TCA pode ser detectado em vinho branco ou champanhe em quantidades que rondem os dois nanogramas por litro e no caso dos vinhos tintos este valor sobre para os cinco nanogramas por litro.
A auditoria de 2006 faz parte de um processo continuado, da qual fazem parte, também, testes de performance e de humidade. Esta análise foi levada a cabo pelos ETS Laboratories, com o apoio do CQC. Weber referiu, ainda, que: “os produtores de rolhas de cortiça podem reduzir os seus níveis de TCA, utilizando melhores técnicas de limpeza e de tratamento das rolhas.”
De referir que segundo o Código Internacional das Práticas Rolheiras (CIPR) o uso do cloro em qualquer fase do processo de produção de rolhas é expressamente proibido, sendo que para a lavação das rolhas o produto aconselhado é o peróxido de hidrogénio.
Para mais informações pode aceder ao seguinte link:

Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor)

A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando cerca de 300, que no seu conjunto são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.