Designers apresentaram ideias para trabalhar a cortiça

Home / Designers apresentaram ideias para trabalhar a cortiça
No dia 06 de Julho, numa festa promovida pela SUSDESIGN e realizada no espaço MUSICBOX em Lisboa, foram apresentados os primeiros resultados da iniciativa “Design Cork for Future, Innovation and Sustainability”.
Os projectos resultam não só do concurso “Can you Design a better idea for Cork“, que decorreu entre Março e Junho de 2007 e contou com mais de 300 participações, mas, também, do convite feito a 12 Designers Profissionais (Ana Mestre, Catarina Galvão, Eduardo Gonçalves, Fernando Brízio, Fernando Miguel Marques, Luís Pessanha, Marco Sousa Santos, Marta Silva, Paulo Bago d’Uva, Ricardo Velhinho e Sofia Dias) para se debruçarem sobre a temática da cortiça, motivados pelo conceito deste projecto.
Foram atribuídos dois primeiros prémios e cinco menções honrosas aos projectos apresentados a concurso e cerca de vinte peças apresentadas pelos designers convidados. A diversidade de ideias é assinalável e os produtos vão desde mobiliário, objectos de decoração, marroquinaria, calçado, entre outros.
Projectos dos designers profissionais

Prémios do concurso “Can you Design a better idea for Cork“

No comunicado de imprensa lançado pela empresa a anunciar o evento pode ler-se: “O projecto “Design Cork for Future, Innovation and Sustainability”, desenvolvido pela SUSDESIGN, insere-se no contexto e âmbito da Investigação Aplicada em Design e pretende retratar os modos de exploração do recurso Material Cortiça no Design sob diversos pontos de vista. Neste sentido, pretende-se explorar, reflectir, demonstrar e disseminar conteúdos relativos a este tema, culminando no Design de Objectos que sintetizem e comuniquem a reflexão no contexto Nacional e Internacional de forma a promover o design Nacional com características de Inovação.
Sendo a Cortiça o recurso material natural nacional com maior índice de produção e exportação, com elevado potencial de inovação tecnológica e um dos símbolos mais representativos da identidade material portuguesa, pretende-se com este projecto explorar as amplas potencialidades projectuais deste material, de forma a desenvolver soluções inovadoras, promovendo e divulgando amplamente o Sector da Cortiça associada a um meio de inovação de excelência – o Design.”
O projecto foi apoiado na sua génese pelo instituto das Artes do Ministério da Cultura, e juntou entidades como a Delft University of Technology (TUDELFT), o Instituto Nacional de Engenharia Tecnologia Industrial (INETI), a Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) e envolveu directamente a indústria do sector através da participação de duas empresas de cortiça.
O projecto da SUSDESIGN está agora a planear duas exposições para Setembro, que terão lugar em Lisboa e no Porto, para mostrar os protótipos agora apresentados e começa já a organizar a continuidade do projecto como uma grande exposição e seminário internacional sobre o sector e com o lançamento de uma marca de produtos, CORQUE, que irá testar no mercado todo o trabalho desenvolvido.
As imagens destes protótipos podem, para já, ser visualizadas em www.designcork.com .