Cork: Biology, Production and Uses – cortiça em livro internacional

Home / Cork: Biology, Production and Uses – cortiça em livro internacional
“Cork: Biology, Production and Uses” é o título do livro que foi apresentado hoje na Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor).
Esta obra foi publicada, recentemente, por uma das maiores editoras técnico-científicas internacionais, a ELSEVIER, com sede em Amesterdão, Holanda. Este facto constitui um acontecimento na esfera da edição internacional de obras científicas de referência dado o prestígio da editora e o facto de publicar um livro de um autor português e de um tema com a importância nacional que possui.

O livro pretende colmatar uma lacuna pois não existe nenhuma obra de referência sobre a cortiça e o sobreiro em língua inglesa. Ele apresenta uma síntese moderna e actual do universo da cortiça, cruzando diferentes áreas científicas, da biologia às ciências florestais, da química à ciência dos materiais e à engenharia industrial.
Com muitas ilustrações, o livro descreve os fundamentos da cortiça, da sua biologia, estrutura e química, e da árvore que lhe dá origem, incluindo aspectos de caracterização do sobreiro, da produção de cortiça e da gestão dos montados, assim como as diferentes propriedades da cortiça que tornam este material tão especial, até ao seu processamento industrial e descrição de aplicações. A relação entre a cortiça e o vinho merece um capítulo final.

O evento contou com a presença da autora, Helena Pereira, professora catedrática do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade Técnica de Lisboa, do presidente da Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) e do Coordenador do jornal Vida Económica, João Luís de Sousa.

Notas ao editor

Sobre a autora:
Helena Pereira é investigadora há mais de 25 anos sobre a cortiça e o sobreiro. É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico, doutorada pela Universidade de Hamburgo, Alemanha, com especialização em Ciência e Tecnologia da Madeira, agregada na área de Ciências Florestais pelo ISA. Da autora destacam-se, ainda, trabalhos como “Investigação em sobreiro e cortiça”, um cd-rom com a compilação de artigos científicos de vários autores, entre os anos de 1979-2001, o livro “ A Cortiça” publicado em co-autoria na IST- Press em 2004, e mais de 70 artigos publicados em revistas internacionais sobre esta temática. Coordenou vários projectos nacionais e europeus de investigação e organizou conferências nacionais e internacionais sobre o sobreiro e a cortiça.

Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor)

A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando cerca de 250 empresas, que no seu conjunto são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.