APCOR e AIEC em processo de fusão

Home / APCOR e AIEC em processo de fusão
A Direcção da Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) e a Direcção da Associação de Industriais e Exportadores de Cortiça (AIEC) juntaram esforços no sentido de criar uma única associação representativa da Indústria de Cortiça.

“Com esta fusão, o associativismo sectorial vai ganhar dimensão e, assim, melhorar o seu desempenho na prossecução dos seus objectivos como sendo: servir melhor os interesses do sector; disponibilizar mais e melhores serviços aos associados; uniformizar a estratégia sectorial em torno de uma linha de orientação única e mais forte; e, por fim, garantir as condições de desenvolvimento sectorial em torno dos vectores da inovação, qualidade, e da investigação e desenvolvimento”, afirma o presidente da Apcor, António Rios de Amorim.

A apresentação da estratégia associativa será apresentada amanhã, dia 12 de Julho, no ÉvoraHotel, em Évora, pelas 10horas. Com o seguinte programa:

10h00 – Recepção dos convidados

10h30 – Edmundo Pereira – Presidente da AIEC
Os objectivos e justificação da fusão

11h00 – Daniel Bessa – EGP – University of Porto Business School
Apresentação do Estudo Estratégico Sectorial da Cortiça

11h30 – António Amorim – Presidente da APCOR
O Sector Corticeiro. Uma perspectiva de futuro

12h00 – Braz Costa – Vogal do Conselho Directo do IAPMEI

A metodologia de criação de uma única associação terá as seguintes fases:

A partir de 1 de Julho de 2008 – Inscrição na Apcor das empresas actualmente associadas da AIEC.
De Julho a Dezembro de 2008 – Será efectuada uma campanha a nível nacional para a angariação do maior número de Associados.
4º Trimestre de 2008 (a confirmar em Outubro) – Extinção dos actuais órgãos sociais da APCOR e eleições dos novos órgãos sociais que serão constituídos por 70 por cento de representantes da anterior Apcor e 30 por cento da anterior AIEC.
2009 –Extinção formal da AIEC por fusão com Apcor.

Notas ao editor:

Associação dos Industriais e Exportadores de Cortiça (AIEC)
A AIEC tem como objectivo promover e defender a cortiça e a sua indústria em fases de grande desenvolvimento do sector. Representa cerca de 80 empresas do sector da cortiça, sediadas, essencialmente, no sul de Portugal e dedicadas à preparação da cortiça. Disponibiliza aos seus associados serviços técnicos e administrativos e participa em acções de promoção para o crescimento e modernização do sector. Mais informações em www.aiec.pt.

Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor)
A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando cerca de 250 empresas que, no seu conjunto, são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.