APCOR certificada pela ISO 9001:2008

Home / APCOR certificada pela ISO 9001:2008
A Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor) acaba de obter a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) (Norma NP EN ISO 9001:2008). No seu âmbito de actividade, é a primeira entidade a ser certificada pela nova norma e uma das primeiras a nível nacional a conseguir o reconhecimento pela ISO 9001:2008.

O processo de implementação do SGQ foi auditado pela Associação Portuguesa de Certificação (Apcer), tendo obtido o Certificado de Conformidade número 2008/CEP.3303. O seu âmbito de certificação é “concepção, desenvolvimento e realização de serviços de informação, representação e apoio técnico às empresas do sector da cortiça.” Este processo tem como objectivo principal melhorar os serviços prestados aos associados, bem como criar as condições adequadas ao desenvolvimento da missão da associação, tendo presente a valorização da fileira da cortiça.

Inerente a este processo, a Apcor definiu um Política de Qualidade, Missão e Valores, a saber:

Política de Qualidade: “Na prossecução da sua missão, a Apcor baseia a sua política de qualidade na satisfação dos associados, através do cumprimento dos objectivos, do envolvimento e motivação da equipa operacional e parceiros estratégicos, num espírito inovador e de melhoria contínua da organização”;

Missão: “promover e valorizar a cortiça enquanto matéria-prima de excelência e os seus produtos, através da criação das condições necessárias ao desenvolvimento dos seus associados”;

Valores: “excelência quando pretendemos superar as expectativas, através do rigor, da eficácia, do entusiasmo e da vontade de inovar; e a cooperação e independência na procura da participação activa dos associados em benefício dos interesses e desenvolvimento da fileira.”

“A certificação pela Norma NP EN ISO 9001:2008 reflecte a preocupação da Apcor na definição e implementação de um conjunto de processos e metodologias, assegurando, desta forma, elevados padrões de qualidade, eficiência, performance e competitividade, demonstrando a capacidade de resposta a todas as necessidades dos associados e demais entidades públicas e privadas”, refere o Director Geral, Joaquim Lima.

E conclui: “esta política envolve e compromete todos quantos colaboram e participam na prossecução da missão da Apcor e surge na sequência de uma trabalho desenvolvido por todo o sector e que visa o aumento da qualidade em todas as frentes de actuação, traduzidas na melhoria contínua dos produtos/serviços disponibilizados aos associados.”

Notas ao editor:

Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor)
A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando cerca de 250 empresas que, no seu conjunto, são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.