AFIMACC é a nova associação da Fileira dos Materiais de Construção e Casa

Home / AFIMACC é a nova associação da Fileira dos Materiais de Construção e Casa
A Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor), juntamente com as associações: Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica (APICER), a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármore, Granito e Ramos Afins (ASSIMAGRA) e a Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas (ANEMM), assina, hoje, a escritura da nova Associação Fileira dos Materiais de Construção e Casa (Afimacc).

A nova associação tem por objecto a promoção de iniciativas e projectos de cooperação inter empresarial ou inter institucional de internacionalização, de formação profissional e de inovação e desenvolvimento nas áreas comercial e marketing. Envolvendo em rede associações sectoriais, institutos e outras entidades ou instituições públicas ou privadas – do tecido científico e tecnológico ou com mera representação ou promoção de interesses profissionais ou empresariais, empresas e autarquia -, a Afimacc pretende a afirmação duma especialização na área da internacionalização das empresas e dos sectores da construção e casa, organizando as acções e as candidaturas que se mostrarem adequadas a esse fim.

A Afimacc tem por actividades: produzir e disseminar conhecimento sobre os mercados da construção civil e casa; concentrar e disponibilizar recursos na área da promoção internacional de produtos e serviços relacionados com esses mercados; incentivar intervenções inovadoras na oferta e procura de bens e serviços para a construção e casa, como duas das mais importantes fileiras empresariais do País; dinamizar as empresas destas fileiras para a realização de projectos que sirvam objectivos de melhoria da sua competitividade internacional; promover, representar e fazer-se representar em iniciativas que prossigam os objectivos dessa melhoria de competitividade; realizar estudos e criar e manter um sistema de gestão de conteúdos e base de dados orientados para o conhecimento dos mercados, para presença e promoção internacional dos produtos portugueses dessas fileiras; promover e estruturar projectos de cooperação que visem uma intervenção sustentada das empresas nos mercados seleccionados; promover acções de formação que visem a melhoria de qualificações e competências nos domínios da gestão e da internacionalização; e, por fim, realizar eventos de promoção e divulgação de produtos e serviços das fileiras integradas na associação.

A constituição desta associação vem formalizar uma parceria existente desde 2002 e que se tem traduzido na realização dos projectos de promoção externa dos materiais de construção portugueses – nomeadamente o desenvolvimento do Programa Fileira dos Materiais de Construção. Este programa tem permitido às empresa desta fileira participar conjuntamente em feiras e missões internacionais, realizar suportes de informação e divulgação conjuntos e encetar estratégias benéficas para todas as empresas dos sectores envolvidos.

Notas ao editor:

Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor)
A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando cerca de 250 empresas que, no seu conjunto, são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.