90% dos associados elegeram Órgãos Sociais da APCOR

Home / / 90% dos associados elegeram Órgãos Sociais da APCOR
A Lista A venceu com mais de 87 por cento dos votos as eleições para os Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR).
A lista encabeçada por António Rios de Amorim, representante da empresa Amorim & Irmãos S.A., obteve 276 votos (1) enquanto a Lista B recebeu 41 votos, ou 13% por cento das intenções de voto dos associados da APCOR.

A afluência por parte dos empresários do sector alcançou uns significativos 90%. Uma participação assinalável e memorável que mereceu uma palavra de agradecimento do presidente da Assembleia-Geral, Henrique Veiga de Macedo: “Agradeço a todos os associados o facto de terem comparecido para exercer o seu dever e emitir a sua opinião; é um grande acontecimento para nós e para o sector a excelente participação que tivemos”.

A seguir ao acto eleitoral, decorreu a tomada de posse da Direcção que, na voz do seu reeleito presidente, António Rios de Amorim, reforçou o agradecimento pela enorme participação das empresas e apontou as linhas de orientação para o futuro. “A Direcção reeleita tinha assumido um conjunto de compromissos, nomeadamente em relação à fusão com a Associação de Importadores e Exportadores de Cortiça (AIEC), o qual se cumpre com esta eleição, uma vez que, na nova direcção, estão incorporados elementos das duas associações”, refere. “A nossa recandidatura visa, também, a união de esforços em benefício de uma causa comum, combatendo determinada e frontalmente a crise com que o sector se depara”, afirma António Rios de Amorim.

Segundo o Presidente da APCOR, este esforço passa por “sensibilizar o Governo e demais instituições públicas sobre a actual situação e reclamar apoios para iniciativas concretas que possam ajudam um sector tão relevante para a economia nacional”, explica. De entre elas, destacou o esforço de defesa e promoção integrada da cortiça em mercados chave para a exportação, com especial realce para Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido e Itália. No caso da Alemanha, juntamente com a Rússia, está também planeada uma campanha estratégica direccionada especialmente para os sectores de construção e decoração. A Direcção tem, ainda, como prioridade colocar no terreno profissionais que possam apoiar, de uma forma muito directa, as Micro, Pequenas e Médias Empresas, relançar o Centro Tecnológico da Cortiça e impulsionar a Associação Interprofissional da Fileira da Cortiça (Filcork).

Os Órgãos Sociais para o próximo triénio apresentam a seguinte composição:

Assembleia Geral

Presidente       J.A. Veiga de Macedo, S.A., representada por Veiga de Macedo
Secretário       Rufino & Guerreiro, S.A., representada por José Manuel Rufino
Secretário       Amorim Isolamentos, S.A., representada por Carlos Manuel Oliveira e Silva

Direcção

Presidente          Amorim & Irmãos, S.A., representada por António Rios de Amorim
Vice-Presidente Álvaro Coelho & Irmãos, S.A., representada por Álvaro de Jesus Coelho
Secretário          Jorge Pinto de Sá, Lda, representada por Jorge Pinto de Sá
Tesoureiro         Amorim Cork, Composites, S.A., representada por José Manuel Ferreira Rios
Vogal                  Manuel Joaquim Orvalho, S.A., representada por António Rosa Orvalho
Vogal                   Manuel Jacinto & Sousa, Lda, representada por Carlos Manuel Correia Uva Jacinto
Vogal                  Fernando Oliveira – Cortiças, Lda, representada por Fernando Pedro M. Oliveira Alves
Suplente            Gonçalves & Douradinha, Lda, representada por José Felisberto Pires da CruzCosta
Suplente            Cortiças Pinto & Costa, Lda, representada por Francisco Pereira da Costa

Conselho Fiscal

Presidente       Dimas & Silva, Lda, representada por António Júlio Silva
Vogal               António Norton Amorim de Melo, Lda, representada por Isabel Coelho Melo
Vogal               J.J. Ferreira dos Santos, Lda, representada por Joaquim José Ferreira dos Santos
Suplente          Olicork – Indústria de Cortiças Oliveiras & Sousa, Lda, representada por Carlos Alberto M. Oliveira
Suplente          SLICO – Sociedade Luso-Italiana de Cortiça, Lda, representada por Tiago Alexandre Ataíde Pereira

Notas ao editor:

(1) As empresas têm um determinado número de votos, mediante o nº de trabalhadores, por isso o nº de empresas não corresponde ao número de votos. A Apcor conta com 254 empresas o que corresponde a 350 votos.

Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor)
A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando mais de 250 empresas que, no seu conjunto, são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.