APCOR desenvolve CorchAcção

Home / APCOR desenvolve CorchAcção

A APCOR (Associação Portuguesa da Cortiça), a Associação Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR) e a Agrupacion Sanvicentina de Empresários de Corcho (Asecor) vão desenvolver o programa CorchAcção (Cooperação empresarial no sector da cortiça).

Logo Corchaccao“A cortiça, um tesouro no coração da Europa” é o lema central do projecto e que resume a filosofia de todo o sector. A cortiça determinou o desenvolvimento económico e social de um vasto território. Como recurso natural, não conhece fronteiras. É este carácter integrador e de alicerce que pretende potenciar este projecto europeu. A cooperação transfronteiriça entre Espanha e Portugal tem aqui um papel especial já que pretende não apenas a colaboração entre as empresas da região, mas também transmitir a toda a sociedade a consciência de um território único: o território CorchAcção.

Para conseguir este objectivo, estão previstas uma série de acções, podem estruturar-se nos seguintes grandes eixos: promoção e difusão da cortiça; cooperação empresarial; assistência técnica e formação das empresas e investigação; desenvolvimento de processos produtivos e aproveitamento de resíduos.

Assim, este projecto tem como objectivo promover e apoiar o sector empresarial da cortiça, através de actividades específicas de cooperação empresarial, materializada na criação de um grupo de empresas Hispano-Portuguesas. Este grupo, mediante uma participação voluntaria, define os mecanismos e as acções de cooperação conjunta, as acções de assistência técnica e formação profissional, as acções de I&D nos processos produtivos e no aproveitamento energético da biomassa, as campanhas publicitárias e as acções de promoção da cortiça com vista a transmitir a importância que este sector representa para a região do Alentejo e Estremadura Espanhola.
Pretende-se, assim, melhorar a competitividade das empresas da indústria da cortiça, promovendo a cooperação entre elas e dentro da cadeia de produção, no sentido de ajudar a melhorar a qualidade do processo de produção e a sustentabilidade dos montados de sobro.

Este projecto é financiado pelo Programa POCTEP (Programa Operacional de Cooperação transfronteiriça Espanha Portugal), do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tem a duração de dois anos e conta com um investimento de 453.333,33 euros.

O lançamento do programa decorreu no passado Setembro, nas instalações da Asecor, e contou com os beneficiários do projecto portugueses e espanhóis, assim como a sociedade em geral.

Para ver mais informação consulte o documento.