APCOR recebe prémio da PRWeek

Home / / APCOR recebe prémio da PRWeek

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) acaba de receber o “Special Environmental Award” (Prémio Especial do Ambiente) da PRWeek pela sua campanha de promoção e comunicação desenvolvida no Reino Unido com a mensagem “I Love Natural Cork” (Eu amo a cortiça).

O projecto InterCork – Promoção Internacional da Cortiça – que decorreu nos últimos 18 meses teve como objectivo aumentar e incrementar a preferência das rolhas de cortiça como vedante de eleição para o vinho, no Reino Unido. Para tal, e em parceria com a agência Grayling, a campanha assentou em ferramentas como a Internet, a Publicidade e as Relações Públicas e que visaram inverter as opiniões negativas e erróneas que circulavam naquele país sobre a cortiça.

Após uma investigação, foi possível concluir que as escolhas de compra dos consumidores poderiam ser influenciadas se eles tivessem mais conhecimento sobre as vantagens ambientais da cortiça como vedante. A consultora usou, assim, as mensagens-chave como a produção de uma rolha de cortiça emite menos dióxido de carbono do que a produção de outros vedantes e não é necessário cortar as árvores para se extrair a cortiça.

A agência desenvolveu, então, o sítio ilovenaturalcork.co.uk e uma página no Facebook para criar uma comunidade em defesa da cortiça. Estas actividades foram suportadas com várias visitas de jornalistas, líderes de opinião e, também, consumidores a Portugal para conhecer o mundo da cortiça. A campanha teve, ainda, como porta-vozes Julia Bradbury, apresentadora de televisão, que conduziu um dia na rádio Markettiers4dc, e Lord Puttnam – conselheiro ambiental do Governo Inglês e realizador de filmes como “A Missão”. Outras actividades que se destacam são: a participação do designer Stuart Murdoch na criação de quatro rolhas gigantes e que estiveram presentes no Eden Project; a presença na BBC Wine Show e na London International Wine Fair.

A campanha permitiu, ainda, estabelecer uma relação com a Laithwaites e o The Savoy para criar o primeiro esquema de reciclagem de rolhas de cortiça no Reino Unido.

Registe-se, ainda, que o projecto InterCork recebeu mais dois prémios.

No âmbito da Internet Advertising Competition (IAC) – Competição Anual de Publicidade na Internet -, a campanha “100% Cortiça”, desenvolvida no mercado norte-americano, foi galardoada com o prémio de Melhor Campanha Publicitária Integrada na Internet. Promovida pela Web Marketing Association, esta competição é a única no mundo que distingue as campanhas publicitárias na internet e os critérios que ditaram a escolha foram a criatividade, a inovação, o design, o impacto e o copywriting.

O InterCork foi, ainda, vencedor do Prémio de Publicidade na categoria de plurimedia, no âmbito da campanha “Os Profissionais da Cortiça”, atribuído pela francesa TOPCOM – congresso de comunicação. Registe-se que os anúncios premiados foram divulgados em vários jornais e revistas francesas com a mensagem “Cortiça muitas vezes imitada, mas nunca igualada” e onde era citado um estudo sobre a clara preferência dos consumidores franceses pelas rolhas de cortiça. O júri que atribuiu este galardão foi composto pelos mais ilustres profissionais da comunicação franceses, nomeadamente Marie-Xavière Hocquemiller, Directora de Marketing da Fédération International des Logis, Julien Le Bigot, Director de Marketing do Parc Asterix, e Ségolène Delfine, Directora de Marketing do KFC.

Notas ao Editor:

Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor)

A Apcor tem como missão representar e promover a indústria portuguesa da cortiça, representando cerca de 250, que no seu conjunto são responsáveis por cerca de 80% da produção nacional total e 85% das exportações de cortiça. É também responsável pelo desenvolvimento de acções de promoção e valorização da cortiça através da realização de iniciativas de carácter nacional e internacional, disponibilizando, ainda, um centro de informação.

Para mais informações, contacte, por favor:

Departamento de Comunicação
Tel. 22 747 40 40
E-mail: realcork@apcor.pt
www.apcor.pt

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search