APCOR recolha rolhas de cortiça no Jardim do Turismo, na China

Home / / APCOR recolha rolhas de cortiça no Jardim do Turismo, na China
In Todas

A APCOR, em parceria com a ACTEP – Associação do Turismo Chinês em Portugal, está a levar a cabo uma iniciativa de recolha de rolhas de cortiça no Jardim do Turismo Portugal-China, que está actualmente a decorrer na Yangzhou International Horticultural Expo 2021, na China. Até ao final de Outubro, os visitantes são convidados a depositar as rolhas de cortiça usadas, nos vários recipientes instalados no espaço. Estas rolhas são, posteriormente, utilizadas para a construção de peças de arte em mosaico e que estarão expostas nas paredes exteriores do Jardim.

A artista chinesa CAO Ying e o designer de interiores MENG Na foram convidados para o desenho destes mosaicos de cortiça. Os artistas revelam uma curiosidade desde desafio: o mosaico “cresce e prospera”. À medida que a quantidade de rolhas recolhidas vai crescendo, os artistas podem, também, enriquecer estas peças e continuar a evoluir até ao resultado final.

CAO Ying partilha a sua experiência de utilização da cortiça na criação artística e refere que: “sinto que a cortiça é um material altamente adaptável. Devido à sua espessura, a cortiça é ideal para as artes escultóricas, especialmente para a escultura em relevo. O peso leve da cortiça é, também, uma vantagem enorme para fazer obras de arte de grande dimensão, resolvendo a questão do volume e tornando-as mais convenientes para o transporte. Além disso, podemos tratar a cortiça como uma tela especial para a pintura, que proporciona um efeito de textura especial. A cortiça é um material natural e amigo do ambiente. Combinando a cortiça com a criatividade dos artistas, penso que o resultado final pode proporcionar um impacto estético único. Encorajo os meus colegas a tentar utilizar a cortiça nas suas obras.”

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search