Os consumidores de vinho chineses revelaram que a rolha de cortiça é o seu vedante preferido e aquele que é associado a vinho de qualidade.
Os entrevistados foram convidados a dar a sua opinião sobre três tipos de vedante: rolha de cortiça, cápsula de alumínio e vedante de plástico. Os principais resultados foram:
- 85% dos inquiridos considera que a rolha de cortiça está associada a vinho de qualidade;
- 84% dos entrevistados diz que prefere vinhos vedados com cortiça no momento da compra, enquanto que apenas 36% opta pela cápsula de alumínio e 11% escolhe o plástico;
- 89% dos chineses refere que a rolha de cortiça é o vedante mais reconhecido, sendo que 61% aponta a cápsula de alumínio e 34% o plástico.
Fonte: CTR Market Research
O estudo foi levado a cabo via inquérito online a 2001 inquiridos, com idade entre 18 e 64 anos, residentes em Beijing, Shanghai, Guangzhou e Chengdu, e foi conduzido pela CTR Market Research.
Segundo, Su Ben-Cai, Director do Departamento de Estudos de Mercado, da CTR Market Research, “os resultados demonstram que a rolha de cortiça é o vedante mais reconhecido e apreciado pelos consumidores de vinho chineses. Também se pode aferir que este reconhecimento e percepção positiva levam a uma forte tendência para um apoio claro a este vedante.”
Para o presidente da Apcor, João Rui Ferreira, “a preferência pela cortiça dos consumidores chineses vem reforçar aquilo que é uma premissa mundial. Os consumidores de vinho têm uma clara preferência pela cortiça e são os nossos maiores aliados. A indústria continuará o seu caminho no sentido de oferecer cada vez mais ao mercado um produto de alta qualidade e, assim, continuar a manter esta posição de destaque.”
De referir, ainda, que o estudo levado a cabo na China reforça os estudos já anteriormente realizados noutros mercados. De acordo com um estudo desenvolvido nos EUA, pela Tragon Corporation, 93% dos americanos associa a cortiça a vinho de qualidade, sendo que apenas 11% acredita que a cápsula de alumínio aporta o mesmo valor.
Em Espanha, 92% dos consumidores prefere a cortiça e 86% diz que ela conserva melhor as propriedades do vinho. Já em Itália, 85% dos inquiridos aponta a cortiça como o vedante que melhor assegura a qualidade do vinho e 84% dos franceses associa a cortiça a vinho de qualidade.
Notas ao editor
Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor)
É a única associação nacional que representa a indústria de transformação da cortiça. Nasceu em 1956, em Santa Maria de Lamas, concelho de Santa Maria da Feira, no coração da indústria da cortiça.
Possui mais de 270 associados, que representam 80 por cento da produção nacional e 85 por cento das exportações de cortiça e que cobrem todos os sub-sectores da indústria – preparação, transformação e comercialização.
Promover e valorizar a cortiça e os seus produtos, assim como representar e apoiar as empresas do sector nos mais variados domínios são os objectivos da Apcor. Principais áreas de intervenção: Internacionalização; Inovação e Desenvolvimento; Informação; Serviços de Apoio; Qualidade; Contratação Colectiva; e Cooperação Institucional.
CTR Market Research
CTR Market Research é uma empresa chinesa líder em estudos de Mercado. Resulta de uma joint venture entre CITVC e Kantar Group, um dos líderes mundiais na área de estudos de mercados (www.ctrchina.cn).
Para mais informações, contacte, por favor:
Joaquim Lima
Tel. 22 747 40 40
E-mail: realcork@apcor.pt
www.apcor.pt