400 mil euros para reforçar a competitividade do sector

Home / / 400 mil euros para reforçar a competitividade do sector

Diario Económico

Cork 2013-2014 é o projecto que a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) já tem em curso e que visa ser um instrumento de apoio ao desenvolvimento do sector, através de acções orientadas à promoção de diversos factores de competitividade colectiva das empresas.

Este projecto está orçado em cerca de 400 mil euros e é financiado em 80 por cento pelo programa Compete (Programa Operacional Temático Factores de Competitividade), no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Colectivas, e 20 por cento pelos associados da Apcor.

Os eixos de desenvolvimento deste programa estão assentes em quatro actividades fundamentais, a saber: criação do centro de informação sobre a cortiça; criação de suportes de informação; organização de eventos e participação em organizações internacionais com acções relevantes para o sector da cortiça.

Por um lado, a Apcor tem assumido, ao longo dos últimos anos, o papel de centro de informação sobre o sector da cortiça. Para tal, tem feito um grande esforço ao nível da recolha, tratamento e disponibilização de informação sobre o sector, mas há, ainda, um conjunto de dados não existentes, ou tratados de forma agrupada com outros sectores de actividade, que prejudicam a informação e não respondem a todas as necessidades. Com este projecto, pretende-se avançar um pouco mais nesta área, obtendo dados estatísticos que melhor caracterizem o sector.

Por outro lado, como única associação sectorial nacional, a Apcor é responsável pela criação e divulgação de informação sobre o sector da cortiça. Neste sentido, a informação recolhida é tratada e difundida através de vários meios. Esta é a única forma dos dados obtidos não ficarem circunscritos à associação, mas de chegarem às empresas associadas, dando-lhes ferramentas de trabalho para melhor se posicionarem juntos dos seus clientes. Alguns suportes podem ser destacados: o jornal Noticias Apcor, o anuário sectorial, o sítio da associação e estudos analíticos e prospectivos.

Outra forma de partilhar conhecimento é a realização de eventos diversos como seminários, workshops e galas – como a que irá decorrer na próxima sexta-feira, no Convento do Espinheiro, em Évora. Com o Cork 2013-2014, pretende-se promover estes momentos que apelam, também, ao espírito de grupo e criam um sentimento de pertença. Um sector mais forte será um sector mais unido e cooperante.

Por último, o Cork 2013-2014 permite a presença da Apcor em entidades como a Confederação Europeia da Cortiça (C.E.Liège), o que nos garante o desenvolvimento de acções conjuntas a nível internacional (veja-se, por exemplo, o caso do Código Internacional das Práticas Rolheiras).  

Através do Cork 2013-2014, a Apcor vê reforçada as condições de desenvolvimento da sua actividade regular que se manifesta, inevitavelmente, no reforço de competências do sector.

info@apcor.pt

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search