Cortiça alia-se aos vinhos do Alentejo

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Diario Económico

A cortiça juntou-se, pela primeira vez, à promoção dos vinhos do Alentejo que decorreu de 18 a19 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), que realiza este evento pelo quinto ano consecutivo, convidou a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) para estar presente, no sentido de promover junto dos consumidores este dois produtos de excelência: a cortiça e o vinho.

Para a realização da iniciativa, a cortiça esteve representada através de três acções, a saber: um stand da associação, recolha de rolhas e mostra de design.

Num espaço criado para a Apcor foi possível distribuir materiais relacionados com a cortiça e o vinho, assistir à visualização de vídeos diversos e, ainda, esclarecer as possíveis questões sobre este material. No mesmo local esteve patente uma instalação com peças de design da empresa Susdesign, nomeadamente os bancos Lagarta e frapés Vine, da autoria de Ana Mestre, bem como peças de design da Sofalca, empresa associada da Apcor. A Quercus também se juntou à iniciativa, através do seu projecto Green Cork, e recolheu as rolhas de cortiça que resultaram da abertura das garrafas para degustação. Estima-se que estiveram em prova cerca de três centenas de vinhos alentejanos, com destaque para os últimos lançamentos disponíveis no mercado e para as grandes referências da região.

No evento foi possível realizar provas temáticas orientadas por especialistas de renome (destaca-se a presença de Rui Falcão que apresentou os clássicos e as revelações do Alentejo, e de Aníbal Coutinho com a prova “Qualidade todos os dias” e “Aragonez e Trincadeira: duas grandes castas do Alentejo”) e assistir a várias tertúlias. “Um brinde com a ciência”, “Fisiologia dos sentidos – Teste os seus e saiba se é um bom provador”, “Conversas sobre o vinho” – conselhos e dicas práticas sobre os vinhos alentejanos para se tornar um autêntico wine lover – foram algumas das abordagens trazidas. 

O evento promoveu, ainda, o Concurso Melhores Vinhos do Alentejo, pela Confraria dos Enófilos do Alentejo, e dedicou um espaço ao Azeite e Gastronomia e à Gastronomia Molecular (onde investigadores do Laboratório Nacional de Energia e Geologia fizeram experiencias e deram a provar as iguarias mais improváveis feitas com vinho).

A música também fez parte da celebração através de uma tertúlia/concerto musical denominada “Pierre Adern & Amigos”, onde Pierre, com carreira no Brasil e trabalhos editados também em Portugal e no Japão, convidou os amigos Susana Félix e Pedro Moutinho para animar o evento dando-lhe um toque diferente.

Para o presidente da Apcor, João Rui Ferreira, “uma vez mais, foram dadas as condições desta associação levar a mensagem da cortiça e dos seus produtos a um local privilegiado de afirmação dos vinhos. A promoção cruzada da rolha de cortiça e do vinho é uma estratégia de alto valor e eficiência de comunicação que a Apcor valoriza. Através das boas relações que temos estabelecido com várias associações vinícolas portuguesas pretendemos continuar a estar presentes nestes momentos de prestígio.”

info@apcor.pt

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