Cortiça debate-se e perspectiva um futuro promissor

Home / Cortiça debate-se e perspectiva um futuro promissor

No dia 30 do corrente, a Fundação Champalimaud, em Lisboa, vai acolher a 2ª edição do Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça, e que será culminado com a realização da Gala Anual da Cortiça 2011, que decorrerá no Convento do Beato, a partir das 20:00 horas, e que premiará as personalidades e entidades que se têm distinguido no sector.

Organizado em conjunto pela APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, pela Confederação Europeia da Cortiça (C.E.Liège), e pela UNAC- União da Floresta Mediterrânica, o Congresso visa “gerar conhecimento e análise das questões centrais colocadas à fileira da cortiça”, “colocar em debate as acções estratégicas centrais da fileira da cortiça no cenário do médio e longo prazo” e “criar um evento de referência a nível nacional e internacional, capaz de transmitir a dinâmica actual do sector”. Será também o momento de apresentação dos resultados obtidos com a campanha InterCork – Promoção Internacional da Cortiça.

Refira-se que está prevista a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, na abertura, marcada para as 09:00 horas, assim como da ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território Assunção Cristas, no início dos trabalhos da tarde.

A sessão 1, decorrerá a partir das 09:30 horas e vai tratar da “Floresta, produção e sustentabilidade” e, ainda na manhã, com início às 11:15, a sessão 2 terá por tema as “Rolhas de Cortiça – uma década de evolução contínua”.

Os trabalhos da tarde iniciam com a apresentação do InterCork – A campanha de comunicação global que a APCOR está a levar a cabo nos principais mercados internacionais. A sessão 3 – início às 15:00 horas – debaterá “A Cortiça na construção, arquitectura e design”. Seguir-se-á, a partir das 16:30 a sessão 4 que versará a temática “Rolhas de cortiça – garantir o futuro”, destinada a analisar a problemática dos mercados deste importante produto. A sessão de encerramento está agendada para as 17:30.

Realce-se que estão asseguradas as presenças de oradores de craveira internacional, entre os quais Allen Hershkowitz, membro do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais dos Estados Unidos da América (EUA), Pierre-Louis Teissedre, da Faculdade de Enologia da Universidade de Bordéus, Jordi Bonet, arquitecto ligado à Catedral da Sagrada Família de Barcelona, que incorporou pavimento em cortiça na sua construção, e o produtor Adam Mason, da empresa vinícola sul-africana “Klein Constantia”.

No âmbito do projecto InterCork, Hershkowitz esteve recentemente em Portugal, onde visitou a região do montado e algumas unidades industriais do sector. Investigador reconhecido na área da sustentabilidade, tem-se assumido com defensor da cortiça naquele país e a nível internacional.

Ao cumprir mais de uma década após a 1ª edição do Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça, realizada em 2000, então no Centro Cultural de Belém, a edição deste ano assume contornos de relançamento da fileira da cortiça como sector decisivo no reforço das exportações portuguesas e, simultaneamente, vai consagrar a dimensão da inovação em curso em prol de um sector ímpar no panorama florestal europeu.

Relativamente aos temas inscritos no programa, saliente-se o paralelo a traçar entre os esforços que têm vindo a ser feitos para incrementar a qualidade da rolha de cortiça – o principal produto desta indústria – e os resultados positivos que já se fazem sentir e que são indissociáveis do desenvolvimento, ainda em curso, da campanha InterCork, que, nomeadamente, permitiu reconquistar o principal mercado mundial do sector vinícola: os EUA.

No mesmo plano se encontra a abordagem da expansão da cortiça para outras áreas, como a construção e o design – passo inserido numa estratégia de diversificação que também pretende acentuar o carácter multifacetado da cortiça.

Evento agregador por natureza, o Congresso reunirá competências e perspectivas, permitindo descortinar caminhos e soluções para manter a fileira e a indústria da cortiça no caminho do progresso e do incremento da sua relevância social e económica.

Refira-se que o programa para este Congresso está disponível no site da Apcor, em https://apcor.pt/congress_gala.htm.                                                                              

info@apcor.pt

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search