Cortiça e Apcor com presença nos media

Home / / Cortiça e Apcor com presença nos media

Diario Económico

A cortiça e os seus produtos, a Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) e as empresas do sector têm assumido uma presença constante nos media nacionais. No ano de 2013 foram divulgados 939 artigos com referência a estes temas, o que significou um aumento de 39 por cento face a 2012 e uma média de 2,5 notícias por dia.

A Apcor continua a ocupar o lugar de fonte de informação sobre a cortiça ao ser referida directamente em 124 artigos, no entanto muita da informação divulgada em outras tantas notícias têm como fonte a informação divulgada pela associação, nomeadamente informação estatística.

As empresas do sector ocupam, também, um lugar de relevo ao conquistaram 180 artigos nos media nacionais.

Registe-se, ainda, que a Apcor recebeu, em 2013, 32 pedidos de informação e/ou contacto de jornalistas nacionais que pretendiam recolher informação sobre o sector, ao qual se juntaram 12 pedidos de jornalistas internacionais.

Dos contactos estabelecidos a nível nacional, 12 originaram artigos publicados (alguns deles de página inteira em jornais de referência nacional, como é o caso do Público, do Diário Económico e do Jornal I) e seis possibilitaram a presença em programas de rádio e televisão.

Durante o ano transacto, a Apcor emitiu, ainda, seis comunicados de imprensa que deram origem a 61 artigos publicados nos media impressos e digitais, sendo que o tema da aprovação da segunda fase da Campanha de Promoção Internacional da Cortiça – InterCork II – foi o mais destacado, com 27 artigos, seguindo-se o comunicado sobre as exportações da cortiça, com 14 notícias.

A Apcor é, ainda, a fonte de informação para estudantes, investigadores e potenciais clientes do sector da cortiça. Facto que bem o demostra é quantidade de pedidos de informação que chega ao correio electrónico da associação e que, em 2013, chegaram ao 374, um valor que aumentou 11,5 por cento face ao ano anterior e que representa 1,4 pedidos de informação por dias úteis. Para além desta via, e muito focado para quem procura produtos e empresas do sector, a Apcor criou uma plataforma de negócios – o Corkplace (acessível em https://www.apcor.pt/corkplace/corkplace-pt.htm) – que teve o seu lançamento pleno em 2013 e que conseguiu receber 78 pedidos que foram, posteriormente, reencaminhados para os associados da Apcor. 

Em consequência do sucesso desta plataforma e do incentivo que a Apcor tem realizado junto dos seus associados, a área reservada no sítio da associação para as empresas da cortiça tem, também, crescido. No ano de 2013 registaram-se 162 logins únicos, o que significou um aumento de 22,2 por cento face a 2012.

Com todos estes dados, a Apcor considera que “a missão de promover e divulgar a cortiça, os seus produtos e os seus associados tem sido cumprida, na medida em que quer ao nível dos media, quer ao nível do público em geral, a associação é cada vez mais o principal centro de informação sobre o sector.” E concluiu: “em 2014, com mais um projecto internacional de promoção da cortiça, continuaremos a colocar, também, a Apcor como a voz única do sector e a divulgar cada vez mais os nossos produtos e as nossas empresas em todo o mundo.”

info@apcor.pt

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search