Cortiça em livro para os mais pequenos

Home / / Cortiça em livro para os mais pequenos

Diario Económico

“O Meu Livro da Cortiça – My Cork Book” é o título do recente livro lançado pela editora LupaDesign, da autoria de Danuta Wojciechowska e Joana Paz, e que tem como público-alvo crianças dos 7 aos 12 anos. Ao longo de 48 páginas, as crianças são levadas a descobrir o mundo da cortiça através da leitura de pequenos textos que explicam o que é o sobreiro, o montado e a cortiça, mas também apelam à acção e diversão seja através de jogos ou de actividades que quer as crianças, quer os adultos podem executar. O livro encoraja a criança a ler, mas também a escrever, a observar e a desenhar. Os leitores podem, assim, de um modo lúdico e interactivo conhecer o universo da cortiça e ter, também, uma participação activa na construção do livro.

A autora do livro, Danuta Wojciechowska, explica como nasceu esta obra: “a ideia para este livro surgiu há bastante tempo, mas foi-se compondo. Sempre adorei ver os troncos dos sobreiros descortiçados nas paisagens portuguesas no Verão. A atracção era estética, pela beleza da cor. De repente numa visita à feira do livro em Coruche, “capital mundial da cortiça”, quis saber que livros havia sobre cortiça dirigidos às crianças, e surpreendeu-me a falta de oferta. Assim, comecei a pesquisar e levei a proposta para o meu atelier, a Lupa Design, onde trabalhei o tema com a minha colega, Joana Paz. Recorremos, também, a uma especialista na área da ecologia, a Ana Fonseca, da Universidade de Évora.”

E continua: “fiquei fascinada com o que aprendi sobre os sobreiros, o montado e todas as actividades relacionadas com a transformação da cortiça. Uma matéria-prima, agradável e ecológica com tanto significado para o país, para a sua economia e um exemplo interessante quando queremos falar de sustentabilidade.”

A escritora recorda, ainda, o seu primeiro contacto com a cortiça: “a primeira coisa que me recordo ter aprendido na escola acerca de Portugal, (eu cresci no Canadá), era que este país era o maior produtor de cortiça! Sendo assim, com este livro, pretendemos dar a conhecer, não só às crianças e famílias portuguesas, mas também a quem nos visita, mais sobre este nosso património, nas suas diversas vertentes. Queremos despertar a curiosidade dos mais novos, para que sejam eles a pesquisar, escrever, e criar a partir desta herança. Tudo isto de um modo artístico e lúdico, mas também promovendo a observação e a reflexão. Assim, espero que ‘O Meu Livro da Cortiça’ possa contribuir para a valorização da cortiça, numa perspectiva atenta ao delicado equilíbrio entre homem e natureza, que a sustém.”

A obra foi lançada no sábado, num evento que contou com a presença do director geral da Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor), Joaquim Lima, como entidade que apoiou a divulgação do livro junto dos seus associados. “A Apcor vê neste tipo de iniciativa uma excelente forma de educar as crianças para as questões da cortiça e, por isso, fez parte deste projecto, apoiando-o de diversas formas”, refere Joaquim Lima.

“O Meu Livro da Cortiça” pode ser adquirido directamente à Lupa Design, sendo que pode encontrar mais informação em www.lupadesign.pt.

info@apcor.pt

Contacte-nos

Não legível? Mude o texto. captcha txt

Começe a escrever e pressione Enter para procurar