Cortiça no I Seminário Ibérico da FSC

Home / / Cortiça no I Seminário Ibérico da FSC

Diario Económico

A cortiça e o montado de sobro estarão presentes no I Fórum Ibérico promovido pela organização não-governamental Forest Stewardship Council (FSC), que decorre no próximo dia 21 de Novembro, no Hotel Inspira Santa Marta, em Lisboa. A certificação FSC para a floresta de sobro e para as empresas da cortiça (no âmbito da cadeia de custódia) tem assumido um papel de destaque em Portugal e nos países onde este material tem grande presença.

Assim, de destacar que dos 145 certificados FSC atribuídos em Portugal, 33 estão ligados à cortiça e aos produtos de cortiça. O total mundial de certificados FSC para a cortiça é de 120, sendo que para além de Portugal, Espanha conta com 25 certificados, França com quatro e Itália com três. Se a análise for apenas para a cadeia de custódia (considerando apenas a indústria transformadora de cortiça), existem 96 certificados em todo o mundo, sendo que 17 estão em Portugal,

Este primeiro fórum da FSC pretende abordar a problemática da desflorestação global e necessidade de promover uma gestão responsável das florestas como forma de assegurar um futuro melhor para o planeta. O evento vai reunir responsáveis de várias empresas portuguesas e multinacionais, que partilharão os benefícios da adopção de práticas de gestão florestal ambientalmente adequadas, socialmente benéficas e economicamente viáveis, na procura de uma mudança positiva e duradoura no sector. Participarão no evento líderes de opinião, parceiros de negócios e representantes de toda a cadeia – produtores florestais, cortiça, celulose e papel, madeira, painéis e indústria de móveis, mas também os distribuidores e o público em geral.

“A certificação FSC têm-se revelado importante para as empresas ao nível das exportações e procura de criação de oportunidades nos principais mercados externos no enquadramento económico actual, constituindo o valor da marca FSC e a sua presença global excelentes trunfos” pode ler-se no comunicado de promoção da iniciativa.

Actualmente, o FSC está representado em 45 países e já certificou mais de 183 milhões hectares de floresta e 28.000 empresas, em mais de cem países do mundo. Em Portugal, o FSC opera desde 2006. No início da sua actividade no nosso país existiam cerca de 73.500 hectares de floresta certificada, com três certificados de gestão florestal e 15 certificados de cadeia de custódia. Seis anos depois, no final de 2012, a área florestal certificada pelo FSC mais do que quadruplicou, atingindo cerca de 315.000 hectares, distribuídos por 17 certificados de gestão florestal. O aumento no número de certificados de cadeias de custódia (para 125) traduziu um ritmo de crescimento ainda mais intenso, de cerca de 700 por cento. “As bases para o desenvolvimento de uma economia verde estão, por isso, lançadas, e as empresas da fileira florestal em Portugal e no mundo assumem cada vez mais como prioritário e o seu compromisso com a sustentabilidade enquanto gerador de crescimento do seu negócio”, refere o mesmo comunicado.

O Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização não-governamental independente que promove a gestão responsável das florestas a nível mundial com consideração pelos valores ambientais, sociais e económicos. Fundado em 1993, o FSC ajuda os consumidores e as empresas a identificar os produtos provenientes de florestas bem geridas.

info@apcor.pt

Contacte-nos

Not readable? Change text. captcha txt

Start typing and press Enter to search