Designer chinês aposta na cortiça para os seus produtos

Home / / Designer chinês aposta na cortiça para os seus produtos
In Todas

Nas últimas semanas, decorreu uma surpreendente exposição de moda e acessórios feitos em cortiça no prestigiado Museu de Arte Contemporânea de Xangai (MoCA Shanghai). Foi a primeira mostra do género nesta moderna metrópole da China, e a exposição apresentou uma vasta gama de artigos, desde vestuário, malas, caixas de armazenamento, todos feitos de tecidos de cortiça. O designer que criou estes produtos foi Jinky Huang.

O criador referiu: “quando estive na Europa, tive várias oportunidades para tocar, sentir e usar produtos de cortiça no dia-a-dia. A minha intuição dizia que a cortiça tinha potencial para se tornar a minha opção de tecido e a minha assinatura de design de moda e acessórios”. No entanto, esta ideia ficou apenas mente, pois não possuía os conhecimentos técnicos necessários para transformar a cortiça em tecido.

Foram necessários entre cinco a seis anos para que Jinky conseguisse encontrar o tecido dos seus sonhos.

Jinky voltou para a China, na tentativa de elevar sua carreira a novos patamares, em meados de 2010. Numa exposição, conheceu, por acaso, Jean Li que é um conhecedor e pioneiro na fabricação de tecidos de cortiça na China.

A Jinky desenhou, até aos dias de hoje, 400 tipos de tecidos de cortiça com diferentes padrões – Todos são feitos com cortiça natural proveniente de Portugal.

Em 2017, Jinky e Jean decidiram estabelecer uma parceria e criar uma empresa, a Kaoge, que visa comercializar os artigos de moda e acessórios em cortiça. Jinky é o director criativo da Kaoge.

“Esta parceria permitiu desbloquear a minha criatividade. Durante os dois últimos anos, desenvolvi cerca de 200 tipos de conceitos e produtos”, referiu o designer.

Jinky afirmou que está, agora, num novo capítulo do trabalho com a cortiça.

“A cortiça já se tornou o meu tecido de eleição. Sinto-me muito confortável e conheço muito bem o uso de tecidos de cortiça que expressam, plenamente, os meus conceitos criativos e gosto estético. Mais importante, ainda, a cortiça é para agora e para o futuro – o seu enorme benefício ao nível da sustentabilidade está a ser reconhecido e a ser bem recebido pelas próximas gerações de consumidores na China”, disse Jinky.

“Como designer e com a responsabilidade social no meu coração, acredito que poderia contribuir para a promoção da sustentabilidade na China, introduzindo, ainda mais, os meus trabalhos de design de moda com tecidos de cortiça”, afirmou Jinky.

Jinky Huang

Jinky Huang é um artisita e designer especialidazado em instalações e moda, na China. O seu design aposta e defende a sustentabilidade. Começou sua carreira na Europa e no Médio Oriente. Após dez anos nesses países, regressou à China para iniciar um novo capítulo da sua carreira, em 2014.

Actualmente é sócio-fundador e principal designer da Kaoge, marca especializada na utilização de tecidos de cortiça portuguesa para a confecção de artigos de moda.

Jinky possui, também, outras marcas de design, incluindo Jinkyhuang, Muzao, Colorfull e NLNL. O negócio principal da NLNL é explorar as possibilidades das belas artes ​​usando materiais ecologicamente sustentáveis.